Para que os Assentamentos Precários Urbanos, as "Comunidades", tenham um gerenciamento de resíduos sólidos eficaz, além de uma equipe de limpeza urbana empenhada e dedicada, é necessário haver duas mudanças significativas de postura.
Primeiro o fim do "paradoxo da batata" representado pela seguinte questão: Se o morador tem força de vontade em subir a comunidade com um saco cheio de batata, porque não tem a mesma força de vontade em descer com o saco cheio de casca de batata que é muito mais leve?
Segundo o fim do conceito de "coleta porta a porta" que somente onera os esforços dos trabalhadores de limpeza urbana em buscar o lixo em cada pequena viela da comunidade. Se o gari não sobe no terceiro andar de um edifício para buscar o lixo na porta de um morador, também não deveria subir vielas para buscar o lixo na porta de um morador de comunidade. Como acontece a coleta de prédio em prédio, a coleta em comunidades deve ser ponto a ponto e nunca de porta em porta.
Descendo com o lixo para pontos de coleta certamente os recursos aplicados na limpeza de comunidades seriam mais eficazes.
Equipe empenhada em remover um sofá de uma encosta! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário