Percebendo que somente remover os peixes mortos das margens da Lagoa Rodrigo de Freitas seria um trabalho prolongado pois muitos peixes estavam ainda no espelho d´água, surgiu a idéia de utilizar uma rede de pesca especialmente confeccionada para puxar os peixes mortos para um local de melhor operação de remoção.
A rede foi tecida manualmente durante a noite e pelo motorista Jorge da Silva Rocha, o Cicicnho, em sua residência em Pedra de Guaratiba. O equipamento estava pronto para ser utilizado na manhã de sábado.
Com embarcações da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro FRERJ e equipe bem disposta da OGE foi possível utilizar a rede tecida de véspera na coleta de peixes mortos no espelho dágua da lagoa Rodrigo de Freitas.
A iniciativa ofereceu a oportunidade de abrir uma nova frente de trabalho com a remoção dos peixes que chegavam a margem e também buscando embarcado os que continuavam flutuando nas águas.
No mesmo fim de semana que iniciamos a utilização da rede de pesca especialmente tecida para recolher peixes mortos flutuando os ECOBOAT chegaram para operação na Lagoa Rodrigo de Freitas.
É claro que a produção de um ECOBOAT é imbatível diante da operação artesanal que estávamos fazendo manualmente. No entanto, no início da mortandade, a utilização de uma rede de arrasto pode ser a primeira resposta eficaz e barata à uma situação que pode evoluir para a necessidade de uma embarcação de maior porte.
Enquanto os ECOBOATS não chegam ou, até mesmo, permanecem. O empenho manual artesanal de empregados totalmente focados e dedicados como os garis da OGE podem fazer alguma diferença1
Nenhum comentário:
Postar um comentário