Translate

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gente que Limpa

Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2013




Nossos empregados administrativos saíram para conhecer a realidade do gari, pelo programa Gente que Limpa. Chegaram na gerência às 6h, tomaram café, conheceram um pouco da rotina do setor e as peculiaridades do bairro e partiram para operação. Uns varreram, limparam as papeleiras e canteiros, outros participaram da coleta e vazaram o caminhão. No total, 160 empregados tiveram seu dia de gari, distribuídos por 10 gerências, com muitas histórias para contar e a já esperada conclusão: "não é mole não"!




Presidente Vinicius Roriz atuando na coleta


Em sua primeira edição, o programa teve o objetivo de integrar as duas áreas da Comlurb – administrativos com operacionais – e, a partir das observações dos participantes, adotar medidas para modernizar os serviços, aumentar a produtividade e servir para entender melhor as demandas da operação e do cidadão. Para isso, haverá um encontro com o presidente na próxima segunda-feira (9/9), no qual cada um passará suas impressões.
Com a implantação do programa, o presidente da Comlurb, Vinicius Roriz, prevê um crescimento global na produtividade. "A experiência foi um sucesso, porque as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer como se realiza a operação de limpeza nas ruas. E isso vai permitir um grande avanço nos serviços da companhia. Em breve faremos o movimento contrário, traremos os trabalhadores que atuam nas ruas, para conhecerem o trabalho interno", anunciou o presidente.

Vida de Gari


O gari Orlando Nogueira da Silva sai de casa, em Nova Iguaçu, todos os dias às 4h30. Lotado em Copacabana, bairro onde trabalha há 13 anos, ele é responsável pela varredura e limpeza das papeleiras de parte da Barata Ribeiro e da Rua Paula Torres. O trecho é grande, só com muita agilidade para cumprir no horário. O lixo no chão diminuiu, segundo o próprio gari, com o programa Lixo Zero, mas é preciso pontualidade, habilidade e força física para fazer o que ele faz. E ainda faz com bom humor! Não foi à toa que todos que participaram do Gente que Limpa se sensibilizaram com a rotina do gari escalado para ser seu companheiro de trabalho. Assim como Orlando, nossos trabalhadores merecem o máximo respeito pelo esforço e dedicação diários.
 





Nenhum comentário: