A MAN Latin America e a Comlurb colocarão em teste
durante três meses nas ruas na cidade do Rio de Janeiro o primeiro caminhão híbrido de coleta de lixo do Brasil. O
veículo vai rodar em nos arredores do estádio do Maracanã e será submetido a
avaliações periódicas de sua performance. A expectativa é de que ele alcance
uma economia de até 15% no consumo de combustível.
O caminhão híbrido 6x2 ainda é um protótipo. Ele utiliza o mesmo conceito de
recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O
sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a
frenagem, usando-a posteriormente na partida. Segundo a MAN, essa tecnologia
tem um de seus melhores índices de reaproveitamento quando o veículo é
submetido a uma aplicação “anda e para”, como a de coleta de lixo.
O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que
existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia. Enquanto
outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, a MAN optou pelos
acumuladores hidráulicos, que duram mais e ainda tem uma capacidade de resposta
mais rápida, disponibilizando toda a energia captada para partida do veículo
instantaneamente.
O Grupo Volkswagen já mantém parceria com a Comlurb há algum tempo. Os veículos
Volks representam 90% da frota da companhia, que agora é ampliada com a
aquisição de 15 novos veículos para a coleta de lixo. A Comlurb recolhe nove
mil toneladas de lixo por dia, operando quase 700 caminhões.
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