Já imaginou como seria se a praia não fosse limpa num feriado de sol? Foi o que aconteceu durante o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Nesse ano a tradicional ação do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido foi feita no dia seguinte do 20.1 com todo o lixo ""esquecido"" nas areias de Copacabana durante o feriado. Com isso uma montanha com 40 toneladas de lixo evidenciou a falta de carinho e cuidado com a nossa cidade. Pra chocar e sensibilizar.
Translate
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Não fazemos MUTIRÕES!
Chamaremos as mobilizações de recursos entre as Gerências de Departamento de OPERAÇÕES CONJUNTAS ou OPERAÇÕES CONCENTRADAS.
O termo MUTIRÃO poderia ser semanticamente utilizado, mas deve ser evitado pois carrega uma conotação negativa de solução emergencial de algum problema causado por falta de rotina.
A palavra MUTIRÃO
Mutirão é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio e sem hierarquia. Também é conhecido pelos termos mutirom, mutirum, muxirão, muxirã, muxirom, muquirão, putirão, putirom, putirum, pixurum, ponxirão, punxirão, puxirum, ademão, adjunto, adjutório, ajuri, arrelia, bandeira, batalhão, boi de cova, corte (ô) e junta.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Coletor compactador de lixo de pequeno porte
Testado por algum tempo na Companhia apresentou um bom desempenho operacional. No entanto, por ser um compactador de dimensões reduzidas, seu uso exige viagens adicionais em um roteiro realizado por coletores de 15 ou 19 metros cúbicos.
Parece ser eficiente para serviços de coletas especiais como resíduos de saúde, geradores extraordinários ou locais urbanizados com restrição de acesso a viaturas de maior porte.
Coletor compactador de lixo de pequeno porte, com volume de 5 m³, montado em chassi tipo leve com pequenas dimensões.
Aplicação:
Coleta de resíduos domiciliares em comunidades, condomínios, áreas de difícil acesso. Possui baixo nível de ruído, podendo ter dispositivo hidráulico para basculamento de contêineres plásticos.
Especificações gerais:
Compactador de resíduos domiciliares com capacidade volumétrica de 5 m³, carga de até 3.000 kg, com dimensões reduzidas, largura de 2,0 m e altura de 2,60 m, baixo consumo de combustível, baixo nível de ruídos, simples manutenção, baixa emissão de gases poluentes, sendo o melhor custo benefício da categoria no mercado. Possui caixa coletora de chorume, vedação na tampa traseira, pode ter dispositivo para basculamento de contêineres plásticos de 120 e 240 litros. O acionamento das placas de compactação (ciclo) é feito por botoeiras que pode ser feito com um único toque ou passo a passo, podendo ser interrompido a qualquer momento por um botão de emergência. Chassi com PBT de 7.800 kg no mínimo, raio de giro com 7,0 metros, largura de 2,0 metros com os espelhos fechados, motor com potência de 155 cv.
Fabricante(s):
Coletor de resíduos: PLANALTO COMBOLIX
Chassi: HYUNDAI HD 78 www.hyundai-motor.com.br
domingo, 12 de janeiro de 2014
Gestão de Demandas
Os agentes públicos são pontos de referência do serviço da prefeitura para a população. Desde que sejam atribuição da Comlurb em área pública suas demandas podem ser absorvidas na rotina operacional.
As demandas devem ser absorvidas pela rotina e não a rotina ser abandonada pela existência de demandas.
Absorver as demandas na rotina é uma forma de conseguir previsibilidade, confiabilidade e ganhar produtividade na execução dos serviços.
Previsibilidade, pois as pessoas passam a conhecer quando a demanda está programada. Confiabilidade, pois as pessoas passam a reconhecer que a programação é realmente executada e ganho de produtividade pois os recursos podem ser melhor dimensionados.
“A melhor maneira de manter a sua palavra é não a dar”
Napoleão Bonaparte!
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Distribuição Justa de Recursos

Devemos encarar a gestão de recursos das gerências como se estivéssemos diante de um Sistema de Vasos Comunicantes! As dificuldades e facilidades devem ser distribuídas igualmente entre as diversas unidades. Este conceito também é real entre gerência de departamento e suas adjuntas
De que adianta uma gerência sem recursos ao lado de outra com sobra se o que importa é o resultado do todo?
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Carroceiros
É uma questão social que afeta o operacional

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Comlurb inicia operações na primeira Central de Triagem de recicláveis do Rio
sábado, 4 de janeiro de 2014
Qualquer coisa é melhor que um ponto crítico!
Ponto crítico não é um Ecoponto.
Os Pontos Críticos de vazamento irregular de entulho agridem as expectativas da população e devem ser ocupados com restrições ao acesso de veículos e carroças.
Blocos de Concreto; cercas; leiras; pneus; jardins, enfim, qualquer coisa que garanta sua extinção deve ser usada para garantir a restrição aos acessos como forma de inibir vazamentos.
La déchetterie
“La déchetterie” referência para a idéia do “Ecoponto” é uma instalação criada para receber resíduos transportados voluntariamente por moradores. Não havendo um projeto que crie uma instalação operacional semelhante à déchetterie o Ecoponto corre o risco de se transformar em um ponto crítico de remoção.
O conjunto de ECOPONTO degradados é um passivo que deve ser administrado evitando novas unidades e recuperando os que têm melhor estrutura utilizando boa programação visual e principalmente cercando à área.
O conjunto de ECOPONTO degradados é um passivo que deve ser administrado evitando novas unidades e recuperando os que têm melhor estrutura utilizando boa programação visual e principalmente cercando à área.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
DIRETRIZ GERAL DE TRABALHO
A Diretriz Geral de Trabalho deve nortear as decisões e ações dos gestores.
- Atender as expectativas dos moradores e seus representantes
- Combater todo tipo de desperdício
- Garantir os direitos e cobrar os deveres dos empregados
- Registrar, relatar, documentar como instrumento de decisão.
- Aprender e ensinar
Podemos atribuir valor às decisões e ações valor usando as diretrizes como uma lista de checagem. O que estou decidindo atende às expectativas dos moradores? Agindo desta forma estou combatendo todo tipo de desperdício? Como posso garantir o direito deste empregado? Tenho as informações necessárias para decidir? O que eu aprendi com essa situação?
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Containers para coleta seletiva de vidro
A retirada dos contentores para vidro na orla de Copacabana resultou em uma coleta mais de 15 m3 de vidro com 37.500 kg. de produto reciclável, uma média de 1700 Kg por container. Para outros eventos os resultados podem ser ainda melhores com uma maior divulgação do serviço.
Chuva de papel picado virou "garoa" em 2013
Gente que Limpa - 2ª parte: saiba como foi!
Gente que Limpa - 2ª parte
A 2ª parte do Gente que Limpa foi um sucesso! E graças ao esforço conjunto de todos que cooperaram.
Na quarta-feira (23/10), 100 garis foram recebidos de braços abertos pelos funcionários da área administrativa da Sede e Botafogo, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de cada diretoria, com suas equipes e funções, além compartilhar uma manhã inesquecível, com lanche, apresentação das áreas e troca de experiências.
O presidente da Comlurb, Vinicius Roriz, se mostrou satisfeito com a oportunidade que os trabalhadores responsáveis por limpar a nossa cidade tiveram de ver o "outro lado da empresa" e como o trabalho de um profissional reflete no do outro. "Eu gosto mesmo é da rua, se pudesse não ficava no escritório", contou, ao falar do seu dia a dia.
Saiba o que alguns garis acharam do encontro:
"O que tenho a comentar é que foi muito bom participar desta visita, pois só assim fiquei conhecendo os departamentos e também o quanto todos são importantes para a empresa, tanto o gari quanto os colegas da área administrativa. O importante é que a cada dia a gente se una mais para a melhoria e crescimento da empresa." – Moisés Fernandes da Rocha – SG02C (Centro).
"Hoje entendo como uma empresa de tamanha excelência precisa de todas as áreas administrativas e operacionais unidas. Todos nós temos nossas funções que, mesmo que distintas, cooperamos para o crescimento de toda Comlurb." – Jessica Pereira da Silva OG19C (Santa Cruz).
É com muito orgulho que parabenizamos a todos que participaram da ação e reforçamos que o Programa deu certo porque vocês acreditaram e foram extremamente comprometidos.
Resultado positivo do Gente que Limpa
SUCESSO!
É essa a palavra que define o Programa Gente que Limpa
É essa a palavra que define o Programa Gente que Limpa
No dia 06 de setembro, 152 funcionários distribuídos por 10 gerências trocaram seus trabalhos no administrativo para conhecer o dia a dia dos nossos garis no operacional. Alguns participaram da coleta e outros da varrição, mas, no final, o resultado foi o mesmo: muito aprendizado, integração e sensibilização a respeito da realidade das operações de limpeza.
Após compilar todos os formulários de avaliação preenchidos, foi confirmado o que já era esperado – 100% dos visitantes, ou seja, TODOS os funcionários que participaram do Gente que Limpa disseram que a visita agregou algo de novo ao seu dia. Isso foi incrível!
No geral, todos os resultados foram espetaculares. De acordo com o formulário, a recepção na gerência foi impecável. Parabéns aos gerentes por receberem e transmitirem essa energia maravilhosa aos visitantes.
Com base nas sugestões, elaboramos um TOP 10 e encaminhamos aos diretores e presidente para que sejam pensadas formas de melhoria das operações. PARABÉNS a você por isso, a sua participação foi essencial!
Outro ponto muito importante a se destacar foi que 81% dos participantes disseram que a integração entre as equipes do administrativo e operacional foi ÓTIMA.
Agora, queremos aumentar esse índice para 100%! Por isso, em breve divulgaremos a data do Gente que Limpa INVERSO, onde os garis virão conhecer e participar do dia a dia no administrativo.
O primeiro Gente que Limpa da Comlurb foi um sucesso porque você acreditou e participou de corpo e alma! É assim que ações dão certo!
Fique atento, em breve divulgaremos informações sobre o Gente que Limpa Inverso.
Encontro após o Gente que Limpa proporciona uma rica troca de experiências
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (9/9) o encontro com o presidente da Comlurb, após o grande dia do Gente que Limpa. Com o auditório lotado, nosso dirigente Vinicius Roriz, recebeu os mais variados tipos de sugestões e agradecimentos pela iniciativa. Segurança e saúde do trabalhador, material, comportamento da população, dificuldades do dia a dia e comprometimento foram alguns dos muitos temas tratados.
Os diretores e gerentes também foram ouvidos, contando o lado da equipe da operação com a experiência do projeto. Todos foram unânimes em relação ao sucesso do Gente que Limpa. O dia de gari dos empregados administrativos levou valorização aos garis, motivação para quem participou, mostrou que o trabalho na ponta é muito mais do que coleta e varrição e proporcionou uma grande troca de experiências. O movimento contrário agora é aguardado com grande expectativa.
Os diretores e gerentes também foram ouvidos, contando o lado da equipe da operação com a experiência do projeto. Todos foram unânimes em relação ao sucesso do Gente que Limpa. O dia de gari dos empregados administrativos levou valorização aos garis, motivação para quem participou, mostrou que o trabalho na ponta é muito mais do que coleta e varrição e proporcionou uma grande troca de experiências. O movimento contrário agora é aguardado com grande expectativa.
A diretora da DGP, Suzanna Nogueira, fez questão de agradecer a todos os envolvidos. Graças ao planejamento e dedicação, o trabalho alcançou o êxito esperado. "Queria agradecer imensamente às pessoas que ajudaram, aos diretores, gerentes e garis. Todos receberam a gente de braços abertos. Saímos da gerência energizados", contou Suzanna.
Diretoria de Serviços Oeste
A Diretoria de Serviços Oeste é responsável pela gestão de resíduos sólidos das Regiões Administrativas que compõe a Área de Planejamento 05. Também é responsável pela limpeza urbana e roçada de vegetação na TransOeste.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Lixo Zero foi a medida mais importante para o carioca em 2013
Redação SRZD
Em 2013, o Rio ganhou algumas medidas que visam a melhorar a qualidade de vida da população. O SRZD perguntou aos leitores qual das mudanças executadas neste ano teve maior importância para o dia a dia da cidade.
O Programa Lixo Zero, que passou a multar quem joga lixo no chão, recebeu 100% dos votos. As outras opções eram a demolição do Elevado da Perimetral, aumento do rigor na punição de vandalismo nas manifestações, reforço do policiamento nas praias e revistas nos ônibus e revogação do aumento de 20 centavos da passagem de ônibus.
“Tratando a Zona Oeste como a Zona Oeste quer ser tratada”.
Ao
longo do ano de 2014 diversas ações buscaram modernizar a gestão da Diretoria de Serviços
Oeste utilizando como principio básico o empoderamento dos gestores em diversos
níveis.
CRIAÇÃO DA MARCA “OESTE LIMPA”
Para adotar uma gestão mais participativa foi
necessário despersonalizar a imagem do “Diretor” colocando em seu lugar uma
imagem de objetivo coletivo de trabalho. OESTE LIMPA representa ação de limpar,
a Diretoria Oeste limpa, e também representa o resultado, a Zona Oeste está
limpa.
CRIAÇÃO DE SLOGAN OPERACIONAL
Aproveitando que praticamente todos os gestores da
DSO moram na área de atuação da diretoria, o SLOGAN “Tratando a Zona Oeste como a Zona Oeste quer ser tratada” foi concebido para agir na autoestima
destes profissionais. O objetivo foi descartar uma histórica percepção de que o local de
trabalho, assim como onde moram, era tratado em segundo plano pela empresa e pela Prefeitura.
DIRETRIZ GERAL DE TRABALHO
Como forma de estimular a autonomia na tomada de decisões a Diretriz Geral de Trabalho apresenta uma balizamento para as ações das Gerencias, não sendo necessário consultar a diretoria em assuntos que estejam em consonância com os seus cinco preceitos.
Atender as expectativas dos moradores e seus representantes
Combater todo tipo de desperdício
Garantir os direitos e cobrar os deveres dos empregados
Registrar, relatar, documentar como instrumento de decisão
Aprender e ensinar

