Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Registros Históricos da Limpeza Urbana no Rio de Janeiro

1940 - Parque do Flamengo - varrição hidráulica

 1928 - frota de veículos

 1940 - Avenida Rio Branco - Carnaval

 1942 - Limpeza de Logradouro Copacabana


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vender o entulho dos Jogos.

.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, prometeu realizar ainda em 2015 as licitações necessárias para determinar o legado das instalações esportivas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.
Já sobre o destino do entulho dos Jogos, Paes contou que deseja assegurar o quanto antes a sua venda. Principalmente, porque não quer reviver o episódio que culminou com o roubo das vigas do Elevado da Perimetral, ocorrido em 2013.
- Gosto sempre de me antecipar e, neste ano, já vou licitar a venda de entulho que vai sobrar dos Jogos. Se levam as vigas, imagina o entulho! Não quero passar por uma nova experiência como a da viga - afirmou o prefeito carioca.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Posicionamento é fundamental para o bom uso da Coleta Automatizada!

Os containers não solucionam pontos críticos de entulho! Eles ordenam pontos onde o lixo domiciliar fica espalhado!



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Avalanche de lixo!

Filipinos inspecionam local onde houve o colapso de um muro de contenção em um aterro causando uma avalanche de lixo devido a fortes chuvas no norte de Manila em agosto de 2011.



Ponto Limpo de Llanes nas Astúrias, Espanha

A instalação oferece um serviço gratuito de recebimento separado dos resíduos especiais, que são aqueles que por seu grande volume (móveis, utensílios, eletrodomésticos e entulho de pequenas obras, restos de roçada ou poda, etc) ou toxidade (restos de tintas ou vernizes, óleo usado, pilhas e baterias, etc), não podem ser dispostos junto ao lixo urbano que é removido pela coleta domiciliar.



Singapura


JUGAAD - Para ajudar a "virar lage"

Veja com um indiano é capaz de usar qualquer coisa como ferramenta para fazer seu trabalho mais fácil.


JUGAAD - Não é preciso ser Engenheiro para ser Engenhoso!

JUGAAD - Uma forma indiana de fazer as coisas


O que é Jugaad?

Jugaad é uma palavra coloquial Hindi que significa aproximadamente uma solução improvisada nascida de ingenuidade e esperteza. Jugaad nada mais é que uma forma de pensar e agir em resposta aos desafios. É a arte de identificar uma oportunidade de "superar restrições severas ao improvisar uma solução eficaz utilizando recursos limitados".


Buscar oportunidade na adversidade
Gestores Jugaad percebem as restrições como oportunidades para inovar.

Fazer mais com menos
Inovadores Jugaad são altamente engenhosos em face da escassez.

Pensar e agir de forma flexível
Gestores Jugaad constantemente questionam o status quo, mantém todas as opções em aberto, e transformam os serviços existentes em novos modelos.

Agir com simplicidade
Jugaad não é sobre a busca de sofisticação ou perfeição, mas sim sobre o desenvolvimento de uma solução "suficientemente boa" para que o trabalho seja feito.

Incluir todos
Gestores Jugaad buscam intencionalmente os empregados mais simples para trazê-los para o foco principal.

Seguir seu coração

Gestores Jugaad não dependem de números para decidir nem se preocupam como os demais vão reagir a suas novas estratégias. Eles conhecem o seu negócio intimamente e confiam e seguem seus corações.




domingo, 11 de janeiro de 2015

Papeleiras Metálicas da Comlurb!



As papeleiras metálicas foram construídas na Fábrica Aleixo Gary e durante anos foram o modelo padrão na cidade antes de serem substituídas pelo modelo de plástico fixado em postes



Limpeza de resíduos flutuantes

A poluição causada pela presença de resíduos sólidos flutuantes ou semi-submersos, contribuem para a degradação estética e ambiental em um corpo de água. A remoção deste material flutuante gera melhorias na saúde e aumento da penetração da luz natural, ajudando a desencadear o processo de autopurificação de água.


A embarcação da COESA - Buenos Aires na ilustração auxilia a remoção de resíduos em uma ecobarreira, como se fosse uma pá mecânica.





sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Manila, Filipinas


Reciclagem é mais importante que a coleta seletiva!

Coleta seletiva ou reciclagem, o que é mais importante? Já notaram o quanto se fala da importância de haver coleta seletiva de materiais recicláveis? Será que o mais importante não é haver reciclagem de materiais da forma mais eficiente possível, ou seja, mais reciclagem com menos custo? Mas, para reciclar mais é necessário haver um mercado para o material reciclável. Certo! E se não houver mercado para material reciclável? Levamos o excedente para o aterro?

Podemos colecionar dúvidas, propostas e discussão sobre a reciclagem e não exaurir a questão! Então não há problema em colocar um pouco de, desculpe o dizer pouco ecológico, lenha na fogueira:

Deve haver estocagem de material reciclável mesmo que não haja mercado.

Claro que existe o custo de armazenamento dos fardos não vendidos para a indústria atual. Mas existe o benefício de não encaminhar para o aterro toneladas de material que poderão ser utilizados talvez em um futuro próximo com novos mercados impulsionados por novas tecnologias. Quem sabe?


A coleta seletiva não é um fim e talvez nem seja um meio. 

Plantas industriais de Reciclagem de Fluxo Único (Single-Stream Recycling) conseguem processar o lixo domiciliar ordinário prescindindo da necessidade de adesão da população à separação de material e os custos logísticos de coleta seletiva.



 Pontos de Entrega Voluntária são necessários

Existindo ou não coleta seletiva, é importante haver PEVs guarnecido de agentes de educação ambiental como os existentes em Buenos Aires. Com foco menos na produção e mais interação entre pessoas os PEVs são pontos de mobilização e educação.



Mais de 680 toneladas de lixo são recolhidas após festas de Réveillon no Rio

São 31 toneladas a menos do que o registrado em 1º de janeiro de 2014

Rio - Mais de 680 toneladas de lixo foram recolhidos pela Comlurb, em toda a cidade, após as festas de fim de ano. Um saldo positivo, segundo a empresa pública, já que houve uma redução na coleta de resíduos em comparação com o ano passado. No primeiro dia de janeiro 2014, a Comlurb tem em seus registros a remoção de 711 toneladas de lixo, 31 toneladas a mais do que na virada para 2015. 


Em Copacabana, palco da maior festa, 1.298 garis limparam a orla, com apoio de 97 veículos e fazendo uso de sopradores, que agilizaram a limpeza. Segundo a Comlurb, antes das dez da manhã, todo o lixo foi recolhido e a pista lavada. Só na "princesinha do mar, os agentes recolheram 370,66 toneladas de dejetos, principalmente garrafas pets e copos plásticos.
No dia primeiro, em toda a orla, inclusive em praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e o Piscinão de Ramos, além dos eventos na Penha e Parque Madureira, entre outros, foram mobilizados 3.220 trabalhadores, 2.440 contêineres, 371 viaturas e equipamentos.