Translate

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Containers para coleta de garrafas no Reveillon






Intoxicação e cortes por vidro quebrado disputam os primeiros lugares na quantidade de atendimentos realizados nos postos de primeiros socorros posicionados nas praias na noite de Reveillon.

Com o duplo objetivo de reduzir o risco de acidentes com vidro e incentivar a reciclagem foram utilizados na orla de Copacabana um total de 22 containers ECOBELLS 2500 litros, na cor verde, específicos para a coleta de vidro.

Cada ECOBELL 2500 lts, confeccionado em polietileno de alta densidade,  tem a capacidade de armazenar  976 Kg de resíduos. O vidro é colocado por cima em uma abertura que impede o acesso além da garrafa. O container possui uma abertura inferior que possibilita seu esvaziamento através de um caminhão munck.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Réveillon de Copacabana terá pontos de coleta seletiva de lixo

Até sexta (20), Lixo Zero já aplicou mais de 23 mil multas.


A Comlurb vai realizar pela primeira vez a coleta seletiva na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante a festa de Réveillon. Serão 11 'ecopontos' equipados para receber toneladas de garrafas de vidro, pet, plásticos, papel e papelão. Eles estarão distribuídos pela Avenida Atlântica entre os postos de salvamento.
No último Réveillon foram retiradas das areias da praia 400 toneladas de lixo, 19% a mais que no ano anterior. A expectativa é que o número caia drasticamente com os ecopontos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Caminhão Satélite na Limpeza na Rocinha e no Alemão

Coluna do Anselmo


Este caminhão da Comlurb, conhecido como Satélite (foto), começará a ser testado hoje nas comunidades da Rocinha e do Complexo do Alemão. Por ser mais compacto, se comparado com o caminhão Basculante, e ter um raio de giro de apenas 4,6 metros, o Satélite oferece capacidade de manobra adequada nas ruas estreitas das comunidades. Aliás, o equipamento é projetado para transportar mais de uma tonelada, além de carregamento e descarregamento fácil e rápido, com um dispositivo que movimenta contêineres até 1.100 litros

Foto (Foto: Divulgação)


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

domingo, 1 de dezembro de 2013

Calculo da Potência de Frota

Cada unidade regional de limpeza urbana na Cidade do Rio de Janeiro possui uma frota contratada disponível para coletar os resíduos de uma determinada região. Com características sócio geográficas diferentes, cada unidade regional busca ser produtiva e conseguir o melhor rendimento de sua frota.

Vários indicadores buscam mensurar a produtividade de cada frota: toneladas por viagens, quantidade de viagens, horas extras das viaturas formam um pacote de indicadores que o gestor deve administrar.

Haveria um indicador mestre? Haveria um indicador que com um único valor representasse todos os atributos individuais dos diversos indicadores existentes para medir a produtividade de uma frota? Haveria também um indicador que também pudesse ser usado para comparar unidades regionais com características diferentes? Recorrendo a conceitos físicos básicos podemos propor um indicador de produtividade que resolva essas questões.

É uma máxima no planejamento de roteiros de coleta que resíduos concentrados geram roteiros de menor percurso e resíduos dispersos geram roteiros de maior percurso, portanto, o uso da frota tem relação com peso coletado e distância percorrida!

Da mesma forma, no planejamento de roteiros de coleta deve-se ter uma atenção especial a duração da jornada para evitar desperdícios ou horas extra, portanto, o uso da frota tem relação com o tempo de utilização da viatura.

Distância com peso chama pela grandeza física do trabalho que é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.   A rapidez com que o trabalho é realizado é a grandeza física da potência.






A hipótese é que se a produtividade de uma frota tem relação com peso, deslocamento e tempo, então, a relação física entre estas grandezas pode ser utilizada como um indicador de produtividade.
A unidade regional que fizer o maior trabalho no menor tempo possível é a de maior potência Uma unidade apresenta maior Potência de Frota maior que a outra.



Relacionando a Potencia de Frota com a quantidade de viaturas disponíveis podemos ter a Potência Média da Frota. A unidade regional de maior Potência Média é s.m.j a mais produtiva! Um único indicador!




Calculando-se a Potência Média da Frota podemos comparar unidades regionais de resíduos concentrados com unidades regionais de resíduos dispersos e descobrir, entre elas, qual é mais produtiva! Com isso é possível ranquear as unidades regionais segundo sua Potência Média da Frota.