Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Teste de Veículos Satélites KIA - TRATO AMBIENTAL

Um Termo de Cooperação Técnica entre a Comlurb, Trato Ambiental e a KIA BRASIL viabilizou o uso temporário de veículos Kia 2500 K1 e Kia2500 K1 P com caçambas de cinco m3 para serem testados na coleta de resíduos sólidos urbanos em comunidades pacificadas do Alemão e Rocinha.

A diferença entre os dois modelos é a existência de uma placa superior que oferece alguma compactação com objetivo de arrumar os resíduos na caçamba enquanto sofre carregamento.




Outro importante item a ser testado é o lifter para contêineres especialmente projetado para veículos satélites com caçambas de 5 m3


segunda-feira, 10 de junho de 2013

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MAN e Comlurb testam híbrido na coleta de lixo





A MAN Latin America e a Comlurb colocarão em teste durante três meses nas ruas na cidade do Rio de Janeiro o primeiro caminhão híbrido de coleta de lixo do Brasil. O veículo vai rodar em nos arredores do estádio do Maracanã e será submetido a avaliações periódicas de sua performance. A expectativa é de que ele alcance uma economia de até 15% no consumo de combustível. 


O caminhão híbrido 6x2 ainda é um protótipo. Ele utiliza o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. Segundo a MAN, essa tecnologia tem um de seus melhores índices de reaproveitamento quando o veículo é submetido a uma aplicação “anda e para”, como a de coleta de lixo. 



O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia. Enquanto outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, a MAN optou pelos acumuladores hidráulicos, que duram mais e ainda tem uma capacidade de resposta mais rápida, disponibilizando toda a energia captada para partida do veículo instantaneamente. 



O Grupo Volkswagen já mantém parceria com a Comlurb há algum tempo. Os veículos Volks representam 90% da frota da companhia, que agora é ampliada com a aquisição de 15 novos veículos para a coleta de lixo. A Comlurb recolhe nove mil toneladas de lixo por dia, operando quase 700 caminhões.


Coleta seletiva é ampliada no Rio




O aumento da frota de caminhões e o número de garis dedicados è coleta seletiva faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva na Cidade do Rio de Janeiro, lançado em 2010 em parceria com o BNDES, com investimento total de R$ 50 milhões.

Com a ampliação da frota e a contratação de mais garis, o efetivo da Comlurb para a coleta seletiva passa de 35 para 144 trabalhadores, atuando em dois turnos. O número de caminhões também sobre de sete para 24. O objetivo é estender a coleta seletiva dos atuais 44 bairros para 104 bairros até o final do ano.


É importante o apoio da população para um melhor funcionamento do serviço - para que a coleta seja eficiente, os materiais recicláveis devem ser colocados limpos e secos em sacos plásticos transparentes, para que o gari tenha condições de verificar o conteúdo, evitando a mistura com o lixo domiciliar. 



Também será lançado um aplicativo para smartphones que, entre outros dados, informará a quantidade de lixo recolhida e os horários e roteiros da coleta para esclarecer dúvidas dos cidadãos em relação ao que fazer com seu material reciclável.