Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

Container customizado

Acontece em Ipanema



A gente não quer só limpeza

A gente quer limpeza
Diversão e arte




quinta-feira, 21 de março de 2013

Fiscalizar é educar!


Ser um Eco Policial de Limpeza (eco police litter warden) é a certeza de que o pátio da escola ficará livre de lixo. Também é uma forma de ter certeza que nenhum aluno vai abandonar seu lixo pelos cantos ou mentir sobre ele. A escola encoraja os alunos a pegar seu próprio lixo e algum outro próximo e coloca-los na lixeira. Este trabalho ajuda a lembrar a todos para colocar o lixo no lixo!

     





segunda-feira, 18 de março de 2013

Um dia de trabalho...

O filme mostra o dia de um trabalhador de limpeza urbana em Dusseldorf na Alemanha.

A operação de limpeza de folhas mostrada parece ser inconcebível na Cidade do Rio de Janeiro, não por pelos trabalhadores ou equipamentos, muito semelhantes em disposição, tipo e manejo, mas simplesmente porque ao contrário de lá, aqui não se aceita o acúmulo de folhas comum nos outonos europeus.





Comlurb retira peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas

Segundo a empresa, trabalho de remoção foi concluído neste sábado.



Agentes da Comlurb concluíram, no início da tarde deste sábado (16), o trabalho de remoção dos peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Essa semana uma mortandade de peixes levou mau cheiro a um dos pontos turísticos mais belos da cidade.



De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comlurb, 72 toneladas de peixe foram retiradas do local. Apesar do número de peixes mortos na água ter diminuído bastante, frequentadores do local ainda sentiam cheiro bastante desagradável na manhã deste sábado.

O trabalho mobilizou 194 garis com apoio de quatro embarcações, caminhões e kombis lava a jato. Pouco antes das 13h, os garis atuavam na limpeza rotineira da área e retiravam apenas pequenos peixes que ficaram presos na vegetação.







 
"Hoje (15/03), ainda foi melhor, mas ontem  foi muito complicado de competir. O cheiro estava muito forte, quase insuportável, e existiam muitos peixes concentrados na largada, o que nos exigiu bastante. Mas hoje a Comlurb (empresa responsável pela colheta de lixo) trabalhou bastante e mellhorou a situação".





quinta-feira, 14 de março de 2013

Improviso tecnologico


 Um trabalhador opera uma “scooter náutica”  adaptada para coletar lixo em um rio em Paranaque, região metropolitana de Manila nas Filipinas. A operação fez parte de uma campanha maciça para limpar os rios de Manila poluídos depois de anos de industrialização descontrolada e surgimento de favelas despejando resíduos industriais e domiciliares nas águas.




Ninguém era de ferro...

Old New York


segunda-feira, 11 de março de 2013

Um líder é obsessivo! Não é possível ser líder sem obsessão pelo que faz!


Notas coletadas durante palestra para Turma de Líderes Cariocas dia 08 de Março
Claudia Costin - Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro




Antes de desenvolver uma miríade de projetos temos que definir qual a política estruturante do setor. Sabendo o que queremos para o futuro fica fácil focalizar a atenção em vencer os obstáculos de sua política estruturante.

Planejar por problemas é melhor do que planejar por setores. Quando se faz por setores estamos distanciando recursos que poderiam estar contribuindo para a solução de um problema que afeta vários setores. Temos que estimular o enfrentamento intersetorial.

Se não é possível medir então não é possível avançar. Investir em “Projetos Charmosinhos” é um desperdício quando as boas intenções mas não são mensuráveis. Descreve seu objetivo em termos de coisas que podem ser medidas.

Importante conversar com o público relevante, stakeholders, como forma de avaliar a eficácia dos projetos. Dialogar com todos os níveis e interessados é como um termômetro da situação enfrentada, muitas crises são resolvidas ainda pequenas se os ouvidos estiverem atentos. Ouvir não é se render!

O plano feito não é coisa implementada. É importante haver uma boa coordenação da implantação, pois a realidade se transforma com o tempo e os planos devem lidar com isso. Os planos devem enxergar o macro e também contemplar o micro, pois é nos detalhes que os planos são destruídos.

Habitam o mesmo espaço ações de ruptura e ações de continuidade. Da mesma forma que é importante ter procedimentos, padrões e rotinas, é importante perceber e atuar quando for necessária uma ruptura, mudar tudo para alcançar um objetivo maior.

Um gerente de projeto não deve ter equipe, deve usar a máquina combinando seu trabalho com os órgãos de linha. Esta é a forma de garantir que a coisa será realmente absorvida.

A seleção de pessoas deve avaliar não somente a qualificação, mas também se a pessoa tem a competência necessária para fazer o que se propõe.  A qualificação pode ser avaliada em pouco tempo através de testes, mas a competência exige tempo. Contrate somente quando encontrar a competência.

Um líder é obsessivo! Não é possível ser líder sem obsessão pelo que faz!


sexta-feira, 8 de março de 2013

“NÃO DEIXE O LIXO ANDAR POR AÍ!”


 “Não deixe o lixo andar por aí!” foi o tema de uma campanha sobre a correta deposição do lixo, que a cidade de Oeiras em Portugal lançou em 2009. 

Com um investimento na ordem de 75 mil Euros, a mensagem da campanha foi difundida através de vários meios de comunicação com o objetivo de conscientizar os residentes que sua contribuição é imprescindível na construção de uma “Cidade Verde”.







Segundo release da época: “ Não basta a intervenção de cantoneiros de limpeza, há que consciencializar os munícipes para o facto de terem um papel fundamental na manutenção da limpeza e higiene no espaço que é de todos”.

Um “Homem Lixo” foi o protagonista da ação de rua que marcou a campanha percorrendo os principais logradouros da cidade nos horários de maior movimento.







Realidades semelhantes...








quarta-feira, 6 de março de 2013

Garis retiram 277 toneladas de resíduos de ruas do Rio após chuva



 A Comlurb contabilizou a remoção de 277 toneladas de resíduos, sendo 80% lama, madeiras e galhadas em toda a cidade do Rio, após o temporal da noite de terça-feira (5). Segundo o órgão, o trabalho ainda continuava por volta das 19h desta quarta (6) e a pesagem ainda não havia sido totalmente concluída. Foram retiradas 142 árvores que caíram ou quebraram nas Zonas Norte, Sul e Oeste.

Ainda segundo a Comlurb, após o temporal que atingiu a cidade na terça, 150 garis foram mobilizados durante a madrugada na limpeza das ruas e cerca de 4 mil pela manhã. A equipe está intensificando a limpeza de ralos, varrição, raspagem e remoção de lama, lixo, galhos e troncos de árvores.

Foram mobilizados 65 caminhões basculantes, 26 pás mecânicas e mini-pás e 14 carros-pipa. A Praça da Bandeira e a Tijuca foram as áreas mais atingidas pelas chuvas. Houve queda de muitas árvores em diversas ruas. As equipes de limpeza e de poda de árvores estão nas ruas.

O Presidente da Comlurb, Vinícius Roriz ressaltou a importância do trabalho feito: "O processo de coleta seguiu regular, mesmo com a chuva acontecendo. A Comlurb manteve toda a equipe na rua fazendo a coleta domiciliar de rotina, intensificamos, agora pela manhã, os serviços de limpeza, aumentando o efetivo de garis e equipamentos".


Ninguém é de ferro...

Praça San Fernando Square, Maldonado,  Uruguai


Uso de sopradores em eventos



Equipamentos sopradores foram utilizados com sucesso na limpeza das arquibancadas e dependências do Sambódromo. Cada trabalhador com soprador executou o trabalho equivalente a cinco varredores no mesmo serviço.

O ruído gerado por seu motor e rotor não favorece o uso em zonas residenciais ou no turno noturno, no entanto, certamente é um equipamento muito útil para serviços de varrição em áreas abertas como praças ou esplanadas carregadas com folhas ou resíduos de festas populares.

Dificilmente será um substituto pleno à varrição manual  mas é um equipamento que pode apoiar a varrição mecanizada através do direcionamento de resíduos para a faixa de operação de uma varredeira.






Conteiners perdidos na enchurrada

Contribuição de Fernando Alves de Oliveira Pinto



Lei 3273 de Limpeza Urbana na cidade do Rio: Art. 40.  § 6.º  Quando da ocorrência de chuvas fortes, o lixo ofertado deverá ser retirado do logradouro pelo respectivo gerador, para impedir que seja levado ou disperso pelas águas pluviais.