Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lixeira de Praia - Beach Trashcan



Esta é uma lata de lixo para praia com objetivo de reunir cocos separadamente do lixo. O principal desafio foi criar inovações que ajudassem a diminuir a quantidade de lixo deixado na areia e melhorar a reciclagem de coco. 

 





Contêineres subterrâneos THEMAC




"No cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Rebouças, contêineres subterrâneos foram instalados. Cada morador vai receber um cartão, que deve ser usado em um sensor em um equipamento na calçada. Quando o cartão é utilizado, o equipamento abre e a pessoa pode jogar o lixo na abertura, que cai em um depósito subterrâneo.


Quando o contêiner fica cheio, um sensor emite um sinal de alerta para a central de operações. Utilizando um controle remoto, o motorista do caminhão de coleta suspende parte da calçada para recolher o lixo no contêiner. O sistema já funciona em uma praça da Parada de Taipas, na Zona Norte".


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Serviço Noturno

Sabe o que deixa a Fontana di Trevi limpa quando os turistas estão dormindo?



Foto de Patrícia Lace de Almeida, correspondente do Percolado

Containers enterrados em Florença

No sistema de coleta de containers enterrados de Florença na Itália, o guindaste multi articulado é de chamar atenção e parece ser capaz de alcançar os containers por cima de obstáculos como carros estacionados. O pino existente na estrutura de cada container enterrado possibilita seu içamento imediato pelo guindaste sem a necessidade de abrir um alçapão. Isto com certeza é uma vantagem por reduzir o tempo de operação em cada container.






                                                                                                               Fotos de Patrícia Lace de Almeida, correspondente do Percolado

Onda Limpa - Quarto ano


Operação incentiva banhistas a colaborar com praias limpas no Rio


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Carrinho de varrição em Pudong, Shanghai


Pudong é um distrito de XangaiChina. Desde que a área começou a ser desenvolvida em 1990 quando os planos foram anunciados, Pudong tem emergido como o centro financeiro e comercial da China. Pudong abriga importantes marcos arquitetônicos como a Jin Mao Tower, a Oriental Pearl Tower e o Shanghai World Financial Center.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Beach Tech no Rio de Janeiro

Teste do equipamento de limpeza de areia Beach Tech 2000 realizado nas areias da praia do Leblon.



Revolvendo uma profundidade de até 30 cm, praticamente o dobro que os equipamentos atuais, o Beach Tech favorece a aeração da areia e é capaz de remover desde os pequenos resíduos até cocos inteiros. As hastes metálicas do ancinho automático são fortes o suficiente para fragmentar os cocos melhorando o seu fator de estiva reduzindo o volume para o seu transporte.

 

O preço de compra do Beach Tech varia de R$ 300 mil a R$ 600 mil com uma tecnologia já utilizada em areias de 50 países




domingo, 20 de janeiro de 2013

Mama mia, Eureka!



 
Todo mundo fala que devemos usar a lata de lixo, que devemos reciclar, que os garis devem limpar. 

Que tal pensar um pouco na Hierarquia da Gestão de Resíduos Sólidos? Criar algo que não fosse necessário usar a lata de lixo, reciclar nem esperar o gari limpar?








Vamos imaginar um mega evento tipo um mega show de Rock...

Agora vamos imaginar uma caneca de feita de plástico reciclável com um design e programação visual que desperte o interesse do usuário. Frágil suficiente para não servir de instrumento de golpe em caso de confusão.  Forte suficiente para resistir todo o período do show e poder ser considerada um souvenir que será levado para casa.

E se esta linda caneca puder substituir o ingresso? Ela mesma ser um ingresso?  Não seria necessário gastar material e energia na confecção de tickets e as pessoas teriam que leva-la para o show evitando a logística de distribuição na porta do evento. Ninguém esqueceria a caneca porque normalmente ninguém esquece o ingresso!

E se dentro do evento esta linda caneca puder ser abastecida na pizzaria, na loja de hamburgers, no quiosque independente da franquia toda vez que o refrigerante ou cerveja for comprado? Não seria necessário haver o copo descartável da pizzaria, da loja de hamburgers  ou quiosque. Quanto material economizado! 


A linda caneca chegaria ao evento porque ela é o ingresso, seria usada, reusada, reusada e guardada durante o evento e, terminada a festa, seria levada para casa como recordação. O que aconteceria? 

Redução no uso de materiais e energia na confecção de tickets e copos descartáveis, redução de resíduos gerados pelos consumidores pelo reaproveitamento da caneca e ainda uma potencial redução de descartáveis posterior ao evento se a caneca for utilizada no dia a dia. 

Menos coisa para ser reciclada e coletada, antes, durante e depois do mega evento!

Imaginou?

Dá uma olhada:





sábado, 19 de janeiro de 2013

“Onde o UNIMOG consegue atravessar, os outros nem mesmo chegam”


Em um conceito de que equipes de garis devem ter mobilidade para chegar junto com os órgãos de segurança e resgate em locais de ocorrências emergenciais deslizamentos e enchentes uma viatura compatível com situações extremas pode ser necessária. 
Nestas situações, mais que um trabalhador de limpeza urbana, o gari é um agente que contribui para o restabelecimento da ordem garantindo escoamento da água e removendo materiais que causam risco de acidentes. 


Segundo a Mercedes Benz o UNIMOG consegue cumprir com excelência as tarefas mais difíceis em áreas remotas, terrenos severos, sem estradas ou até mesmo durante um percurso de trilhas, já surgiu com um conceito de veículo único e criado com grande mobilidade off-road, devido a sua tração nas 4 rodas e as características de direção rápida para uso rodoviário.
Independente dos momentos emergenciais, Viaturas UNIMOG transportando carrocerias e equipamentos específicos poderiam contribuir para serviços especiais de limpeza urbana como limpeza de túneis, coleta de lixo na areia da praia, limpeza de ralos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 A viatura UNIMOG no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é conhecida como ASSF - Auto Serviço Socorro Florestal: Viatura de médio porte provida de cabine simples e carroceria de características próprias. Dotada de bomba de incêndio acionada por um motor independente, compartimento para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade de 1500 litros.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeitura do Rio forma primeiros “Líderes Cariocas”



18/01/2013  » Autor: Elisa Motta/Fotos; Raphael Lima
Gustavo Puppi em "destaque"
A Prefeitura do Rio realizou na, no Palácio da Cidade, a formatura dos primeiros 130 alunos do programa “Líderes Cariocas”, uma iniciativa inédita do poder público com o objetivo de identificar talentos e qualificar um time de elite entre seus funcionários para que assumam cargos de liderança na administração municipal.








- “Eu tenho consciência de que estou aqui de passagem e, olhando para o futuro da cidade, minha missão é cada vez mais fortalecer o papel do estado. Para isso, é importantíssima a valorização do servidor da Prefeitura do Rio, que é disparado o melhor do Brasil. Esse projeto é uma oportunidade fantástica para identificarmos gente boa na prefeitura para ocupar cargos-chave na administração municipal. Estou muito feliz e orgulhoso por deixar um legado de valorização do servidor"– disse o Prefeito Eduardo Paes.

Desenvolvido pela Fundação João Goulart e coordenado pela secretaria municipal da Casa Civil, o programa “Líderes Cariocas” foi lançado em maio de 2012. Do total de 1300 inscritos, foram selecionados 130 funcionários de diferentes órgãos da administração municipal com perfis de liderança para uma capacitação específica pelo COPPEAD, com foco na gestão de alto impacto. O programa tem como base os planos de carreira de grandes empresas como Ambev, TAM e Odebrecht.

- É muito importante esse trabalho com os servidores, principalmente nesse momento em que a cidade do Rio tem uma chance única com os grandes eventos que acontecerão aqui. Esse projeto é focado na criação de um banco de talentos dentro da Prefeitura do Rio, diminuindo a penetração da política na ocupação desses cargos e dando qualificação técnica e oportunidade para os servidores. Acredito que não há outra prefeitura ou governo que tenha um trabalho tão focado na qualificação do servidor público – disse o secretário Pedro Paulo Carvalho.




Revista Você S/A Janeiro 2013

Disposição correta do lixo pode evitar alagamentos na cidade

A mudança de hábitos dos moradores é essencial para evitar alagamentos da cidade. Comlurb pede aos comerciantes e moradores que só coloquem o lixo nas calçadas nos horários da coleta.



Entrevista com Gustavo Puppi 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alguns são quase de ferro...


















 Quando o sol nasce em Kampala [Uganda] uma tropa de mulheres vão às ruas para manter nossa cidade [relativamente] limpa. Elas dobram suas costas, ficam todas sujas, enfrentam o trafego como campeões e são muitas vezes negligenciadas.


Automação


A Wikipédia cita que “Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção”.
A limpeza urbana em um cenário de demanda crescente por melhores níveis de serviços a automação aparece como a solução eficaz. Novas varredeiras, compactadores que carregam containers no toque de um joystick, máquinas de limpeza de praia, enfim, a cada equipamento incorporado o fantasma da crença de que as pessoas ficarão para segundo plano e que haverá algum desemprego percorre os corações.
Uma linha de produção tem uma entrada de matéria prima, postos de trabalho onde o robô substitui o trabalhador com mais produtividade e qualidade, e terminando em uma saída com produtos para comercialização. 

Limpeza urbana não é uma linha de produção!



Limpeza urbana é interação das pessoas com o ambiente nos inúmeros graus de liberdade que isso pode significar! Para limpeza urbana, quando falamos em automação, temos que dissociar produtividade e qualidade. Enquanto os novos equipamentos garantem a produtividade, o fazer mais por menos, os trabalhadores garantem a qualidade indo a cada canto atuando no detalhe




No fundo o que realmente ganha uma guerra são os soldados percorrendo cada trecho do terreno.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Quinto Elemento: a Arquitetura Organizacional


Segundo artigo na Folha Vitória, empresas que adotam um modelo de Gestão da Qualidade têm em sua estratégia administrativa os quatro elementos indicados na figura.



Completando o artigo podemos apontar para a arquitetura organizacional da empresa atuando como um quinto elemento que precede a existência dos elementos indicados e garante um ambiente propício para que a Gestão da Qualidade realmente floresça.




domingo, 6 de janeiro de 2013

Contêineres especiais para reciclagem na Ilha



Os equipamentos fazem parte da parceria firmada entre a Comlurb e a empresa  Themac para testar, durante seis meses, a operação de coleta de 200 contêineres metálicos de alta capacidade que estarão distribuídos estrategicamente pela cidade até o fim deste ano. Com vida útil estimada entre 10 e 12 anos, as peças têm maior capacidade para comportar resíduos (2.400 e 3.200 litros), são fechadas e à prova de vazamento, além de ficarem 24 horas à disposição do cidadão.
— Acho a iniciativa muito boa, mas as pessoas ainda têm que se acostumar. No início, nem sabíamos para o que servia e ficávamos tentando adivinhar. Depois é que ficamos sabendo que é para colocar material reciclável. Todos os dias, vejo o pessoal da Comlurb passando para ver se tem algum lixo dentro e recolher — afirma o porteiro Renato Marciano da Cruz.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Expansão da Coleta Automatizada em porto Alegre


Em Porto Alegre a coleta automatizada será ampliada, com o fornecimento e a distribuição de 1.300 contêineres. A nova área será contígua à do primeiro módulo, implantado em julho de 2011, e contemplará mais três bairros inteiros (Auxiliadora, Bela Vista e Mont’Serrat), completará a área de três que atualmente são servidos apenas de forma parcial (Praia de Belas, Rio Branco e Moinhos de Vento) e chegará a uma parte de outros três que ainda não têm esse serviço (Petrópolis, Higienópolis e São João). A contratada terá que identificar os contêineres por dispositivo eletrônico, monitorando a coleta e a lavagem dos recipientes.





Porto alegre é a capital do Rio Grande do Sul. Tem uma área de 496,827 Km2 e uma população de  1.413.094 habitantes com IDH 0,865


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Undercover Boss!

O que aconteceria se o presidente da empresa pudesse circular por todos os setores operacionais sem que as pessoas soubessem?

O filme mostra a experiência do presidente da Waste Manegement Inc. trabalhando disfarçado de empregado comum. O interessante que ele utiliza o que aprendeu como peão para melhorar o ambiente de trabalho






Waste Management Inc. é uma empresa de gestão de resíduos e serviços ambientais nos Estados Unidos. Fundada em 1894, seu portfólio inclui 367 contratos de coleta de resíduos, 355 estações de transferência, 273 aterros sanitários ativos, 16 plantas de geração de energia a partir dos resíduos, 134 plantas de reciclagem e 111 projetos de uso de gás de aterros. Waste Management oferece serviços ambientais para aproximadamente 20 milhões de residências, atividades comerciais e industriais nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Com 21 mil veículos de coleta e transferência é a maior frota de caminhões no setor de gerenciamento de resíduos. Junto com seu maior competidor, a Republic Services Inc., as duas manejam mais da metade da coleta de lixo nos estados Unidos.



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Economista da iniciativa privada é o novo presidente da Comlurb, no Rio

Carlos Vinícius de Sá Roriz vai gerenciar 3º maior orçamento da prefeitura.
Principal desafio será aumentar a coleta seletiva de resíduos até 2016.










O ano novo trouxe mudanças para a Comlurb, que terá um novo presidente em 2013: Carlos Vinícius de Sá Roriz. O economista vem da iniciativa privada. Ele era executivo da Ambev e foi escolhido para comandar a empresa pela experiência na gestão de resíduos em uma das maiores fábricas de bebidas do mundo. Nesta quarta (2), ele se reuniu a portas fechadas no gabinete do prefeito coma atual presidente da Comlurb, Ângela Fonti, para se inteirar da situação da Companhia.

Ele vai gerenciar o terceiro maior orçamento da prefeitura, depois de saúde e educação: R$ 1,2 bilhão.

O principal desafio será aumentar a coleta seletiva de resíduos para 25% até 2016. Atualmente, a cidade do Rio separa menos de 3% dos resíduos para reciclagem. Uma estatística que incomoda o prefeito Eduardo Paes junto aos colegas do C-40, a organização internacional que reúne algumas das principais cidades do mundo. O Rio de Janeiro registra uma das menores taxas de reciclagem entre as cidades do grupo.

Além de incrementar a coleta seletiva, Vinicius Roriz poderá anunciar uma nova medida que pretende inibir o lançamento indiscriminado de lixo pelas ruas da cidade: uma multa para quem joga lixo na rua.

Com passagens pela Ambev e pelo Grupo EBX, Carlos Vinícius de Sá Roriz assume a presidência da Comlurb na próxima semana com o desafio de avançar na coleta seletiva de resíduos e alavancar a reciclagem do Rio até 2016. Roriz é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem especialização em engenharia de produção. Uma das primeiras medidas de sua gestão poderá ser a instituição de multa para quem jogar lixo na rua.

Vinícius Roriz foi, de julho de 2010 a junho passado, diretor da EBX, de Eike Batista, e membro do conselho de administração da IMX Esportes e Entretenimento, braço empresarial de Eike criado em 2011. Na rede de negócios LinkedIn, Roriz é descrito como um profissional criativo, bem-humorado e carismático. “Vinicius é uma pessoa muito fácil de se trabalhar e foi uma experiência de aprendizado reportar a ele”, escreveu o colega de trabalho na EBX Rafael Lazarini.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Que venha o carnaval!


Palavra de Gari!

"É um sufoco, principalmente nos dias dos blocos mais concorridos, como o Cordão da Bola Preta e o Boitatá. Aí suja mesmo, mas a população precisa da gente para ter as ruas limpas, então temos que trabalhar, não tem jeito", afirmou Silva que, para não perder o ritmo da festa, usa um chapéu colorido enquanto retira o lixo das calçadas, na altura da Praça XV. "Temos que arrumar um jeitinho de despertar a brincadeira e levar o trabalho com bom humor", acrescentou.


Definição de carnaval verde!


"As cooperativas de catadores se empenharam em RECICLAR as latinhas de alumínio; os foliões trataram de REAPROVEITAR suas garrafinhas (squeezes) para levar bebida gelada para os blocos e até aquele folião que brincou preso no meio da massa se viu obrigado a REDUZIR seu consumo sem perder o rebolado. Até as indústrias de bebidas ajudaram REPENSANDO suas embalagens trocando a antigas garrafas de vidro por novas latas de alumínio."

Coletânea Carnaval de Rua


Coletânea Carnaval no Sambódromo




terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Comlurb recolhe mais de 700 toneladas de lixo do Rio após Réveillon


"Os garis da Comlurb tiveram trabalho reforçado neste dia 1º de janeiro. Foram recolhidas 768 toneladas de resíduos após as festas de fim de ano, representando um aumento de 19% em relação ao ano passado. Só em Copacabana foram 403 toneladas, 10% a mais do que no último Réveillon.
Para garantir a limpeza após as festas, a Companhia mobilizou 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos. O trabalho começou às 6 horas da manhã do dia primeiro de 2013 e a Operação Réveillon, considerada a maior e mais ágil programação de limpeza de litoral, foi concluída às 10 horas, para que os caminhões pipa e lava jatos pudessem lavar e desodorizar as pistas da orla às 10h30.
Apenas na Praia de Copacabana a limpeza ficou a cargo de 1.300 trabalhadores, 100 viaturas e 23 equipamentos, entre eles, varredeiras, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões e carros pipa, tratores e mini tratores. Toda a orla, do Posto Seis ao Leme, recebeu ainda 1.000 contêineres plásticos de 240 litros.
No dia 1º de janeiro 2012, a Comlurb registrou a remoção de 645 toneladas de lixo em todas as praias da cidade, após as festas. Em Copacabana, local de maior concentração popular, foram removidas 370 toneladas de lixo. Em seguida, veio a Barra da Tijuca, de onde os garis retiraram 89 toneladas."


2013