Translate

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Remoção Rápida




Sacos Plásticos em Logradouro



No processo de varrição pode ser usada uma miríade de equipamentos que não se afastam muito das ações de varrer; juntar e acondicionar os resíduos para finalmente coleta-los para transporte ao destino final ou intermediário.


O uso do “Lutocar” projetados ergonomicamente para transportar ferramentas e acomodar o saco plástico enquanto recebe resíduo garante a produtividade de dois mil metros diários esperados para um varredor por não ser necessário deslocamento até um ponto de concentração de resíduos durante seu roteiro.

É conveniente coletar rapidamente os sacos deixados ao longo do roteiro de varrição para reduzir o risco de rompimento natural ou para catação e evitar descarte adicional indevido, pois “lixo chama lixo”.  O uso de viaturas de menor porte comocaminhonetas ou pequenos basculantes trabalhando de forma combinada comveículos compactadores de maior porte parece ser uma opção ágil e eficiente. 

Muito se discute sobre o inconveniente estético da presença de sacos de varrição nos logradouros. Reduzir o uso de sacos como solução para reduzir sua presença em logradouro significa também reduzir o nível de serviço de varrição. O vilão não é o simples e econômico saco plástico inerente ao processo de varrição, trata-se na verdade da falta de remoção rápida.

Paris parece ser o benchmark do uso de sacos plásticos. Presentes nos logradouros na varrição e nas inúmeras lixeiras são constante e rapidamente removidos por veículos compactos.   












terça-feira, 28 de agosto de 2012

Até quanto os empregados estão empenhados em cumprir os objetivos?



Utilizando a pergunta "Considerando uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda nossa empresa para um familiar ou amigo?” é possível classificar os clientes como "promotores" para  aqueles que respondem nove ou dez; "passivos" os com respostas sete ou oito e "detratores" para aqueles que respondem seis ou menos.

Ao subtrair a porcentagem de "detratores" da porcentagem de "promotores", obtém-se a métrica denominada Net Promoter Score (NPS). 




As vantagens do NPS estão na simplicidade; rapidez de atualização e divulgação, além de sua correlação direta com o crescimento da empresa, pois está relacionada à fidelidade dos clientes. Uma organização de “promotores” é a garantia clientes satisfeitos e fieis.

Interessante é a possibilidade do uso da ferramenta para avaliar o clima organizacional adaptando a pergunta para ser respondida pelos empregados: "Em uma escala de 0 a 10 você recomenda nossa empresa para um familiar ou amigo trabalhar?, ou então: "Em uma escala de 0 a 10 você chamaria um colega de outro setor para trabalhar aqui no seu setor?" Calculando o NPS “interno” podemos supor que empregados mais satisfeitos serão “promotores” para novas captações.

Sugiro no entanto uma pequena alteração na métrica considerando de 0 a 5 os "empregados desagregadores"; 6 e 7 os "empregados neutros" e de 8 a 10 os "empregados empenhados".  Subtraindo o percentual de empregados desagregadores do percentual de empregados empenhados podemos ter uma idéia do quanto a equipe está disposta a perseguir um objetivo comum, smj.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Keep Britain Tidy...


Curve-se e pense na Inglaterra
Pegue o lixo e jogue na lixeira



Melhor cidade para se viver



No ranking divulgado este semestre Buenos Aires seria a melhor cidade para se viver na América Latina seguida na América do sul de outras capitais como Santiago, Montevidéu e Lima para só depois surgir o Rio de Janeiro junto com São Paulo.

Cinco das dez melhores cidades estão no hemisfério Sul, inclusive a melhor de todas, Melbourne.

Como plano estratégico da Prefeitura tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro na melhor cidade do Hemisfério Sul para se viver e trabalhar convém deixar claro, principalmente para os Cariocas, o que significa e como é medido este desafiador objetivo. O método de avaliação da revista The Economist é apenas um entre tantos existentes e possíveis de ser criados, mas somente um deve ser adotado pelo Rio.


Melbourne no Reveillon




Ranking
Cidade
Pontuação

Ranking
Cidade
Pontuação
1
Melbourne
97,5

62
Buenos Aires
83,6
2
Vienna
97,4

64
Santiago
80,7
3
Vancouver
97,3

65
Montevidéu
79,1
4
Toronto
97,2

81
Lima
72,9
5
Calgary
96,6

92
Rio de Janeiro
69,1
5
Adelaide
96,6

92
São Paulo
69,1
7
Sydney
96,1

138
Lagos
39,0
8
Helsink
96,0

139
Port Moresby
38,9
9
Perth
95,9

140
Dhaka
38,7
10
Auckland
95,7





terça-feira, 14 de agosto de 2012

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quatro anos passarão voando!




London Calling...

No estádio, show de Rio-2016 desperta curiosidade e estranhamento


O brasileiro mais aplaudido foi o gari RenatoSorriso, ao ser barrado por um segurança. Quando ele começou a sambar, o estádio veio abaixo. Até jornalistas chineses, normalmente calados, soltaram algo parecido com "uau" e começaram a tirar fotos. O clima continuou positivo durante as primeiras batucadas. Não faltou quem batesse palmas junto ou brincasse com as mesas.





quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"Casa del malconsumo"

Casa del malconsumo" é uma obra de arte temporária provocativa do artista Moreno Di Trapani para sensibilização para o consumo consciente e reciclagem.



Segundo Stefano Candiani,  prefeito de Tradate, Norte da Itália, o objetivo é “agitar a consciência para mostrar que o problema do lixo é um problema real”. Stefano completa afirmando que “Tradate deve melhorar sua taxa de reciclagem, estável em 45%, isso (a obra de arte) vai servir para entender onde vamos acabar não prestando mais atenção à forma como diferenciar os resíduos. Devemos chegar pelo menos 60% em um curto espaço de tempo. "





Uso de Latas de Lixo na Disney


"Com base no estudo das preferências dos clientes, os responsáveis pela Disney descobriram que um fator importante para a satisfação com seus parques temáticos é a limpeza.

A Disney, portanto, enfatiza a manutenção da limpeza dos parques, e sua reputação por fazer isso se tornou um de seus maiores trunfos. Manter limpo um parque temático é uma tarefa complexa; assim, a organização Disney encoraja seus clientes a ajudarem, utilizando as latas de lixo.

Ao estudar o comportamento dos clientes, a Disney descobriu duas coisas sobre isso. Primeiro, se os membros do elenco (o termo da Disney para os funcionários dos parques) constantemente recolherem mesmo os mínimos pedaços de lixo, os visitantes dos parques tenderão a usar as latas de lixo, em vez de jogar o lixo no chão.

Os membros do elenco praticam e respeitam a limpeza, tornando-se assim modelos para os clientes imitarem. Segundo, a maioria das pessoas utilizará as latas de lixo se elas forem convenientes, visíveis e não estiverem distantes umas das outrasA Disney localiza suas latas de lixo entre 25 e 27 passos umas das outras.

Entender como os clientes reagem às pistas ambientais e usar esse conhecimento para ajudar a manter um alto padrão de limpeza é qualidade de serviços na prática".


 Foto de André Costa Puppi, correspondente deste blog

Traduzido: FORD, R.C. HELTON, C.P.; BROWN, S.W. 
Delivering Excellent Service: lessons fromthe best firms. 
California Managemnet Review, v. 44,n.1, Fall. 2001



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nem todos são vencedores...


Sem chance de medalha em Londres 2012, atleta de Níger demonstra espírito olímpico.



Nas competições do remo em Londres 2012, um atleta de Níger chamou a atenção do público. Estreante em Jogos Olímpicos e sem chances de medalha, o atleta treinou apenas três meses e apesar de ter ficado em último lugar demonstrou espírito olímpico.











segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RESÍDUO ENSACADO


O Coletor Compactador Embolsador Autopropelido da empresa gaúcha IMAP é um caminhão que compacta os resíduos de forma semelhante a qualquer outro caminhão de coleta domiciliar. A diferença  está quando o caminhão chega no destino final. O equipamento gera uma bolsa impermeável de 2 a 4 metros de comprimento pesando até 4 toneladas que isola o resíduo do ambiente viabilizando armazenagem provisória ou definitiva.



 O Município de São Borja situado a oeste do Rio Grande do Sul com 61 mil habitantes e com geração média mensal de pouco mais de 900 toneladas está usando em sua coleta domiciliar o equipamento da IMAP. As bolsas são organizadas sobre uma segunda cobertura de membrana sólida e, segundo a prefeitura, ali ficam por “dois anos quando serão removidos e utilizados como adubo”.


O conceito de ensacar os resíduos é semelhante aos Ecobags que foram utilizados na limpeza do Canal do Cunha na Baia de Guanabara

CONSUMISMO


"A sueca Sanna Kvist, de 26 anos, fotografou estudantes de seu país com tudo o que possuíam para uma coletânea intitulada “All I Own” (Tudo que possuo).  Os modelos foram convidados pela fotógrafa a construir uma escultura com todos os seus pertences, de modo a fazer cabê-los num único quadro.


A série de fotos foi inspirada nas experiências pessoais da fotógrafa. Ela se mudou para Estocolmo com um caminhão abarrotado de coisas. Quando decidiu viver em Gotemburgo, levou para lá uma única mala onde havia apenas seu computador, sua câmera fotográfica e poucas roupas".



Outra coisa interessante seria pedir para pessoas colocarem em um pequeno baú, talvez de um metro cúbico,  tudo que não deixariam para trás em nenhuma hipótese.




domingo, 5 de agosto de 2012

OS SUPERBARNABÉS *


Escolhido como a elite do funcionalismo público, um seleto grupo de servidores tem a missão de mudar a imagem de ineficiência do setor 

por Felipe Carneiro  

A ideia de formar um time de superfuncionários é uma forma que a prefeitura encontrou para acabar com a ineficiência e o desmazelo que sempre dominaram o serviço público. Por meio de provas, 149 servidores de todas as secretarias e empresas públicas cariocas foram selecionados para participar de um curso de gestão no COPPEAD, centro de referência em administração e finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Batizado de Líderes Cariocas, o projeto tem como objetivo não apenas oferecer uma nova especialização profissional mas também realocar talentos de reconhecida competência em cargos-chave da administração pública, historicamente preenchidos por indicações políticas. Com o programa, a ser realizado anualmente, planeja-se ocupar 336 posições consideradas estratégicas para a cidade a médio prazo. "A proposta não é apenas treinar e qualificar um grupo de servidores, mas, sim, melhorar o serviço público como um todo", diz o secretário da Casa Civil Guilherme Schelder. "Queremos não apenas melhorar o padrão das ações públicas como também garantir sua continuidade por meio de funcionários mais preparados para exercer suas funções, seja quem for o prefeito."

  Alunos da Kennedy School of Government, em Harvard: servidores públicos de alto padrão


As ambições do programa, de fato, não são pequenas. Ao mesmo tempo em que se alinha com a tendência internacional de formar administradores públicos em instituições de primeiríssima linha, como a americana Kennedy School of Government, na Universidade Harvard, e a francesa École Nationale dAdministration (ENA), a especialização oferecida pelo COPPEAD mantém firmes raízes na iniciativa privada. As diferenças do curso para o MBA tradicional da escola, muito procurado por executivos de todo país, são mínimas. A afinação com o universo empresarial é tamanha que o presidente da fundação criada especificamente para gerir o projeto, Rodolfo Coelho, fez carreira na AmBev, empresa criadora de um modelo de administração considerado lapidar, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre os destaques do curso está o formato da avaliação, feita por meio de um trabalho em que os alunos, reunidos em grupos de três, desenvolvem uma proposta para a cidade ligada ao plano estratégico da prefeitura - e que não precisa estar necessariamente relacionada a suas áreas de atuação.




(*) BARNABÉ : Estereótipo de servidor que pendura o paletó na cadeira e gasta o dia entre tarefas burocráticas e as rodinhas de conversa no cafezinho