Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Nova rotina de coleta de lixo no Morro da Providência


Os 64 contêineres de lixo serão instalados em 16 pontos definidos em conjunto com os moradores para melhorar ainda mais o sistema de coleta de resíduos na comunidade, chamado Nossa Providência. 

Além dos contêineres, um triciclo e um trator montam o esquadrão pelo descarte correto do lixo. A equipe de gestão social da Concessionária e campanhas de divulgação reforçarão junto à população a novidade. A ideia é sensibilizar os moradores para descartar o lixo corretamente, evitando que entulho e outros rejeitos domiciliares sejam despejados nas encostas, em terrenos baldios, nas ruas ou em outros locais não apropriados. 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ponto de vista


Pelo ponto de vista do nosso planeta,
não há como jogar o lixo fora
Porque não há o "fora"

Coleta de lixo com animais


Várias cidades da Itália como Castelbuono (Palermo); Santa Maria al Monte (Pisa), Motta Camastra e Malvern (Messina), e Cuccaro Vetere (Salermo) estão transportando resíduos em lombo de burro como opção para coleta em centros históricos onde o tráfego de veículos é restrito.





 Além da vantagem de evitar os problemas de circulação de veículos em ruas e vielas de centros históricos, o uso do burro como meio de transporte de resíduos é apontado como uma solução mais barata e ambientalmente adequada.  É claro que os animais devem ser bem tratados garantindo cargas adequadas, tempo de jornada razoável, boas acomodações e alimentação, além de cuidados em caso de  acidente ou doença.



Na década de 1990 o Rio de Janeiro  aposentou as mulas que faziam coleta de lixo em morros da Zona Norte.

sábado, 28 de julho de 2012

Fogo Olímpico



O cineasta Cao Hamburguer disse para a BBC que a cerimônia de abertura dos Jogos "assusta de um jeito aterrador" e que é necessário planejar muito bem o que será realizado no Rio de Janeiro em 2016, pois, segundo ele, “Um show desse tamanho não pode ser no improviso.” É importante não considerar ao pé da letra a declaração da Presidente Dilma que garantiu: que “nós vamos fazer muito melhor. Vamos levar uma escola de samba e abafar",



Cao Hamburguer, cineasta de Xingú, é o diretor artístico da apresentação que acontecerá no encerramento da olimpíada de Londres simbolizando a passagem do ritual olímpico para a Cidade do Rio de Janeiro.

A preocupação do cineasta é um alerta que cerimônias não são feitas só de sorrisos!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ninguém é de ferro....


Segurança e Limpeza
Roma - Itália



Ampliar coleta seletiva do lixo e reciclagem


Bruno Rousso e Carlyle Jr., do R7, no Rio
Tema de debates na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), a reciclagem é um problema histórico no Rio de Janeiro. Das 260 mil toneladas jogadas fora mensalmente na cidade, menos de 3% são reaproveitadas. Desse total, cerca de 0,25% são coletados pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).
A maioria do material reciclado, aproximadamente 2,5%, é resultado do trabalho dos catadores, distribuídos por 23 cooperativas cadastradas no município e que não recebem apoio formal. Na Europa, a média de reutilização de resíduos sólidos supera os 40%.
O plano da prefeitura, que prevê investimento de R$ 50 milhões em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), é ampliar até 2015 o sistema de coleta seletiva, englobando os 160 bairros da capital fluminense.
Apesar dos avanços em coleta seletiva, a estrutura  de reciclagem erguida do Rio não tem potencial para funcionar em larga escala. Das três usinas construídas a um gasto total de cerca de R$ 80 milhões, a de Jacarepaguá (zona oeste), inaugurada em 1992, está inativa há anos. As fábricas de Irajá (zona norte) e a do Caju (zona portuária), construídas entre as décadas de 1970 e 1990, funcionam parcialmente.
O fechamento do lixão de Gramacho, na baixada, pôs um ponto final numa de história 34 anos de destinação inadequada do lixo produzido no Rio. O depósito, considerado o maior da América Latina, chegou a acumular mais de 60 milhões de toneladas de resíduos.
O fim do aterro de Gramacho atende a um dos principais pontos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que, além de decretar a extinção dos lixões até 2014, determina a utilização de aterros sanitários, a reciclagem e a coleta seletiva.


Segundo o Prefeito Eduardo Paes: — “Com a construção do aterro sanitário de Seropédica, além de definir o espaço adequado para receber os resíduos da cidade do Rio, estamos trabalhando para ampliar a coleta seletiva e a reciclagem. A proposta para os próximos quatro anos é ampliar para 25% o índice de lixo reciclado na cidade, promovendo também a inclusão social e produtiva de até 1.500 catadores, que trabalharão nas novas centrais de triagem”.



quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade"*.


Deve-se estar alerta para reconhecer que sempre haverá diferenças entre a verdade discursada e a verdade praticada.  Parafraseando Napoleão, o desempenho, assim como a História, é “um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo”.
  
Napoleão cruzando os Alpes no discurso e na prática


Se por um lado o discurso entusiasmado sobre bons resultados fomenta um sprit de corps com as pessoas acreditando serem profissionais de alto desempenho, na prática do dia a dia, estas mesmas pessoas podem se relacionar como um grupo conservador. 


(*) frase de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda da Alemã Nazista. 
Exemplo que mesmo pessoas malévolas podem ensinar algo

Carro elétrico em Santo André

O carro elétrico da linha VPT da Veículos JACTO possui capacidade de 900Kg e está sendo usado pela Prefeitura de Santo André, na região do ABC, para a coleta do lixo reciclável em ruas comerciais. A Prefeitura de Mogi das Cruzes também utiliza este tipo de veículo na limpeza urbana. 
A utilização de veículos elétricos em regiões de forte fluxo de pedestres como o Centro do Rio de Janeiro deve ser considerada como opção para o escoamento dos resíduos de forma mais silenciosa, menos poluente e até mais segura. No entanto, estes veículos não eliminam a necessidade de uma central de acumulação ou a presença de um veículo convencional para receber o resíduo que é continuamente "puxado" por estes carros elétricos.







segunda-feira, 23 de julho de 2012

domingo, 22 de julho de 2012

Filmes como forma de aprimorar habilidades


Uma forma muito interessante de aprimorar habilidades de liderança e trabalho em equipe é usar bons filmes como estudo de casos, principalmente para algum grupo desacostumado com leituras mais acadêmicas.

Filmes como “Gladiador”, “Cruzada”, “Resgate do Soldado Ryan”, “Treinador Carter” apresentam diversas situações de tomada de decisão, exemplos de liderança e empenho diante de reveses que podem dar início à profícuas discussões em um grupo  em treinamento.

O blog "Filmes que Ensinam" é uma boa fonte de consulta para quem estiver interessado em usar filmes como casos. O texto abaixo publicado neste site cita uma cena muito interessante do filme “Mestre dos Mares”, um excelente exemplo de filme para discutir liderança. 



Líder– Tomada de Decisão

Por Rafaela Laurencini

Toda decisão, por mais simples que pareça, envolve riscos e sacrifícios. O líder precisa desafiar a segurança, ter coragem para ver a realidade e atuar nela, é necessário que o líder tome decisões preparando a empresa para enfrentar e acompanhar as mudanças.
“as decisões são a essência do gerenciamento e da liderança, esta sem tomada de decisão é um vácuo” Des Dearlove
Numa determinada cena aos 45 minutos, no filme Mestre dos Mares, a tripulação do H.M.S. Surprise enfrenta uma terrível tempestade, quando uma vela quebra e derruba um homem ao mar, que está bastante revolto, essa vela fica funcionando como âncora e ameaça afundar o navio. É necessário livrar-se dela, mas, se fizerem isso, o marujo morrerá. O capitão precisa escolher entre defender o navio e toda a tripulação ou tentar salvar o marujo, onde ele escolhe sacrificar a vida de um para salvar todos os outros.






sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ninguém é de ferro...


Separação de resíduos na Bahia



Sem a preocupação de ser moderno ou produtivo, o importante é que o conceito, a lembrança, o símbolo da necessidade de um bom manejo de resíduo está presente. Em grande harmonia com o local, diga-se de passagem.



Fotos de Patrícia Lace de Almeida, correspondente deste blog.

Meta de reciclagem na cidade do Rio de Janeiro



Antes de ser eleito o senhor prometeu criar um programa de reciclagem de lixo. E a reciclagem não chega nem a 1%...


O Rio é uma cidade que tem um lixão feito Gramacho, que não tinha disposição adequada de seus resíduos sólidos. O que eu me dediquei, nesse primeiro mandato, foi em acabar com aquele absurdo que era o lixão de Gramacho, às margens da Baía de Guanabara, mais de 30 anos funcionando ali. Hoje a prefeitura tem um centro de tratamento de resíduos muito qualificado em Seropédica, com todo o respeito ambiental e agora a gente pode dedicar tempo à reciclagem de lixo.


Isso faz parte do seu programa de governo?

Uma das minhas propostas prioritárias é a reciclagem de lixo e estabelecer uma meta de 25%, numa situação muito mais fácil: não tem mais Gramacho.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Unidades Estratégicas de Serviços e de Governança

Exercício acadêmico sobre proposta de reforma na estrutura organizacional de uma empresa pública de Limpeza Urbana 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cuba Libre!

Plano de Varrição de Havana de 30 de junho de 1899
 assinado por um Major do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos


Soprador Portátil em Porto Alegre


Substituição de vassouras por sopradores para limpeza urbana provoca polêmica
Ao substituir parte das antigas vassouras na limpeza de ruas e avenidas, um aparelho movido à gasolina abriu uma polêmica em Porto Alegre. Enquanto moradores reclamam dos ruídos e da poluição produzidos pelos modernos sopradores, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) argumenta que o trabalho dos garis está mais eficiente.

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
 Chefe da varrição no bairro destaca que o aparelho é muito eficiente, sobretudo para recolher pontas de cigarros e areia nas calçadas e meios-fios. Os operadores são orientados a tomar cuidados para evitar que a poeira incomode os pedestres.

Apelidado de Caça-Fantasma, o gari Valdecir Machado de 47 anos.chama atenção ao operar  o equipamento. — "Eu prefiro mil vezes o soprador em vez da vassoura. Não cansa tanto e eu ganho mais" 

Você joga lixo da janela do carro?


Estudo revela o ranking de objetos mais atirados e das desculpas dos motoristas




Independente de quanto se joga e o que se joga pela janela do carro o que chama atenção são as desculpas esfarrapadas usadas pelos motoristas:

27%, evitar o mau-cheiro dentro do veículo;
22%, livrar-se da bagunça; 
17%, preguiça de encontrar uma lixeira; e
16% põem a culpa no tráfego, que os impediria de parar o carro para jogar o lixo no lixo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Considerar apenas como exercício acadêmico


Para a disciplina de Planejamento Estratégico foi apresentado um trabalho sobre a COMLURB que reuniu analises de ambiência do setor de Gestão de Resíduos Sólidos, suas forças competitivas, competências da empresa e uma sugestão estratégica para o período 2012 -2016

Trabalho final da disciplina de Planejamento Estratégico
Jul 12 - Apresentação PLANO ESTRATÉGICO
 



domingo, 15 de julho de 2012

Descarte de uma simples cadeira...

Saiba como foi a saga de uma brasileira para descartar uma simples cadeira em Yokohama no Japão. 

O procedimento começa com a consulta em um manual da prefeitura para ver que tipo de resíduo a tal cadeira se enquadra para poder comprar um selo para custear o serviço que é agendado para remoção duas semanas depois. 

Quando algum móvel é colocado em logradouro sem selo não adianta reclamar que o objeto não é recolhido. Coisas deixadas indevidamente nos logradouros são removidas por voluntários. 

Não é uma questão de educação, é uma questão estabelecer regras e segui-las. Todos sabem que um objeto sem selo deixado no logradouro permanecerá no logradouro, não por ineficiência do serviço de remoção, mas por total observância à regulamentação vigente.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Trabalhamos juntos por uma cidade mais limpa



Quem ama Roma, a ama de verdade.
Para 7 de 10 Romanos  há mais pessoal da AMA nas estradas
Trabalhamos juntos por uma cidade mais limpa

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mestre em seu ofício...


If a man is called to be a street sweeper, he should sweep streets even as Michelangelo painted, or Beethoven played music, or Shakespeare wrote poetry. He should sweep streets so well that all the hosts of heaven and earth will pause to say, here lived a great street sweeper who did his job well.


Martin Luther King Jr.








Se um homem é chamado a ser um varredor de rua, ele deve varrer ruas da forma que  Michelangelo pintou, ou Beethoven compôs, ou Shakespeare escreveu poesia. Ele deve varrer as ruas tão bem que todos os exércitos do céu e da terra farão uma pausa para dizer: aqui viveu um grande varredor de rua que fez bem o seu trabalho.

Limpeza mecanizada de eventos


O vídeo mostra a limpeza dos resíduos gerados em um grande evento público em Düsseldorf na Alemanha.  O lixo parece ser bem semelhante ao gerado por blocos de carnaval ou grandes eventos no Rio de Janeiro.


Deve-se destacar a ausência de dispositivos para armazenamento de resíduos durante o evento, ou seja, não há containers! O lixo é jogado no chão e isso não parece alterar a percepção das pessoas quanto à eficiência da limpeza ou educação do cidadão em festa.

É fácil observar a enorme quantidade de equipamentos utilizados na limpeza: Sopradores empurrando o lixo para a sarjeta com ajuda também da tradicional vassoura; Caminhões pipa de diferentes tamanhos realizando varrição hidráulica; Varredeiras e equipamentos de sucção retirando o lixo concentrado na sarjeta; compactadores coletando lixo.

Trabalhadores sorridentes no fim da jornada... Pudera, com essa frota... Todos os garis seriam Renatos.


Poema de Gari!

Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil


"Quem também se preocupa com a quantidade de lixo na praia, principalmente pequenos dejetos, como guimbas de cigarro e canudos, é o gari Richards Santos, 28 anos. Ele fez uma pausa para dar uma bronca em forma de poema e pedir para as pessoas levarem de volta o que trazem à praia. "É muito lixo que a gente tira. As pessoas deviam ter mais cuidado, com latas e garrafas PET", declarou, enquanto parava rapidamente para deixar seu recado no poema".