Translate

quinta-feira, 29 de março de 2012

Para quem tem calçadas encardidas


Hako-Citymaster 1200 CityCleaner é uma máquina especialmente projetada para atender os mais altos níveis de limpeza em pisos de áreas externas. Sua plataforma de trabalho com 1,33m de largura equipada com três escovas assegura uma elevada eficiência na lavagem de pisos encardidos, ao mesmo tempo em que o chassi articulado permite manobras em espaço limitado.

Citymaster Street Washer
Vídeo no Youtube


quarta-feira, 28 de março de 2012

O certeza da limpeza é a eterna vigilância...



“As pessoas não sujam o metrô porque ele está sempre limpo”. Quantas vezes isto é dado como certo em conversas sobre educação e cidadania, quando na verdade não passa de uma conjectura! Podem até ficar inibidas em sujar algo limpo como as estações do metrô, mas o que realmente coage as pessoas é a certeza de que câmeras estão vigiando e Agentes de Segurança estão a postos para no mínimo admoestar o comportamento negativo. A hipótese deveria ser que não existe povo bem educado, existe povo bem vigiado. Ou, se bem vigiado o povo lembra-se de ser educado.


Uso da imagem...

terça-feira, 27 de março de 2012

Vigiar o Patrimônio Público



“As câmeras de vigilância da cidade são grande aliadas porque flagraram os infratores e os conteiners foram recuperados, existe um caso em que o infrator teve de pagar pelos danos e em outros casos a Polícia está de olho nos suspeitos, afinal é um bem público”, completou o Diretor da Limpeza Pública de Viçosa.





Parceria Público-Privada (PPP) em Manaus


O Município de Manaus espera modernizar a sua Limpeza Urbana por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) de forma de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) garantindo a “abertura de um novo aterro sanitário, construído dentro de todas as normas ambientais exigidas e, ainda, da implantação de um sistema de coleta domiciliar eficiente, que atenda todas as áreas da cidade”.



Audiência Pública sobre Limpeza Pública

"A Prefeitura não faz nada!"

Cartunista IOTTI na campanha "eu curto eu cuido" de POA

sexta-feira, 23 de março de 2012

As baleias que aparecem mortas nas praias cariocas pertencem à Comlurb!

Remoção de Baleia no Rio de Janeiro



"Para o trabalho de remoção do animal - que pesa 20 toneladas e tem 13,5 metros de comprimento - os garis utilizam três motosserras, dois caminhões trucados, duas pás mecânicas e uma carreta. Após ser cortada, a baleia será levada para o aterro sanitário de Gramacho, na Baixada Fluminense".

As baleias que aparecem mortas nas praias britânicas pertencem à coroa britânica!


Remoção de Baleias no Reino Unido

Elas são como “peixes reais”, pois “um estatuto muito antigo deu ao chefe da coroa o direito sobre todos os cetáceos encalhados em torno do Reino Unido. O rei tinha direito à cabeça e a rainha tinha direito à cauda. Não se tem conhecimento, no entanto, de que um monarca tenha de fato requisitado um pedaço de uma baleia”.

Os custos de remoção variam de acordo com o peso do animal. No caso da baleia encontrada em Skegness em março deste ano, a prefeitura local calculou torno de R$ 30 mil gastos com a operação. (Nossa! Com essa grana podemos cuidar até da aposentadoria do Free Willy!)




Partidários sempre de um bom espetáculo, em 1970, americanos do Oregon optaram por explodir uma baleia como forma de eliminar da carcaça! A praia ficou cheia de pedaços de baleia que precisaram ser removidos de qualquer maneira. O filme ficou bom... Apesar da questionável opção americana baleias mortas podem explodir naturalmente por causa dos gases que se acumulam dentro do animal.






Youtube Link

quinta-feira, 22 de março de 2012

Caminhão Elétrico na Holanda


A coleta de resíduos de empresas no centro da cidade de Haia será feita usando um caminhão de lixo elétrico.  O lixo que for coletado será usado para a geração de energia elétrica que abastecerá o caminhão fechando o ciclo. O caminhão sem som pode atingir uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e tem um raio da ação de 60 quilômetros.





O caminhão de lixo elétrico foi testado na zona verde de Roterdã onde existem rígidas regras ambientais para a circulação de veículos utilitários. O veículo custa cerca de 180 mil euros a mais que um caminhão de lixo tradicional. Preço salgado, mas necessário para alcançar a mobilidade sustentável, política da RCI (Rotterdam Climate Initiative) na qual governo, empresas e residentes trabalham juntos para reduzir pela metade as emissões de CO2

Chain Gang Street Sweepers, 1909


Washington, DC

Chain Gang foi um sistema de punição existente nos Estados Unidos até 1955 onde um grupo de prisioneiros é acorrentado em conjunto para executar um trabalho braçal como o de varrição de ruas. Em 1995 alguns Estados americanos retomaram a prática por cerca de um ano abandonando-a por pressão de organizações de direitos humanos.

Não é um bom exemplo de como manter os trabalhadores unidos em torno de um objetivo operacional!


sexta-feira, 16 de março de 2012

O Lixo de NYC


Souvenir de Lixo
"Justin Gignac, ouviu de um de seus colegas de trabalho que design de embalagem não era importante. Esse foi o pontapé inicial de um desafio para Gignac. A história nomeada de “Tesouro ou Lixo? O Artista diz que está na embalagem” é a prova que embalagem é tudo.
O cara pensou que a única forma de conseguir provar isso era embalar algo que ninguém no mundo gostaria de comprar. E assim o fez. Gignac coletou lixo de Nova York, fez uma embalagem em forma de cubo super atraente e começou a vender por $10. Hoje, os cubinhos chegam a ser vendidos por $100! Cada caixinha vem selada, numerada e etiquetada como “O Lixo de NYC”.
Gignac diz que a percepção das pessoas mudou em relação a isso: “enquanto algumas pessoas vêem apenas lixo, outras enxergam arte, principalmente depois que os cubos começaram a custar mais caro”.
Conclusão: embalagem, quando atraente, vende até lixo! Ao pé da letra. Isso sim é agregar valor".






Um desafio, um prazo...


Entrevista do Prefeito para a BBC

"Se a Olimpíada é sobre transformar uma cidade, deixar um legado, mudar as vidas das pessoas, então ela tinha que vir para o Rio. O legado é a grande questão das Olimpíadas. A cidade vai mudar muito e a maioria das coisas vai acontecer porque temos as Olimpíadas. Eu uso as Olimpíadas para tudo agora. Porque você tem um desafio, um prazo, tem que se superar"
"É como o atleta, que treina muito e sabe que naquele dia ele vai competir. As Olimpíadas são assim, é como um desafio para a cidade. Antes de ter os jogos, poderíamos fazer tudo, mas não precisávamos fazer. Agora fazemos porque teremos os jogos, então é uma desculpa fantástica."

"Quando chegarmos a 2016, as mudanças farão do Rio uma melhor cidade para se morar e trabalhar, mais igualitária e mais gentil com sua população."


quinta-feira, 15 de março de 2012

Coleta Seletiva em São José dos Campos

Que chama atenção isso é certo!

Mas não seria melhor algo mais simples?


quarta-feira, 14 de março de 2012

Sinceridade e Sagacidade


Se queres ser bem sucedido na política, cultiva essas duas grandes virtudes: a sinceridade e a sagacidade. Sinceridade é manter a palavra empenhada, custe o que custar. Sagacidade é nunca empenhar a palavra, custe o que custar;

Folclore político, por Sebastião Nery



terça-feira, 13 de março de 2012

Lavagem de Logradouros


Os equipamentos Green Machines de lavagem em Paris tem vantagens semelhantes as varredeiras de pequeno porte em termos de manobra e acesso, se apresentando como opção aos grandes caminhões pipa. Operando esguichos enquanto se locomovem, seria também uma ótima opção aos atuais furgões com motobomba que podem operar somente com a viatura parada.

Gambiarras extremamente úteis


Os rolos de carpete de cerca de 45 cm de comprimento e 4 a 6 centímetros de espessura e amarrado com um pedaço de corda ou dois, apenas colocados sobre as sarjetas são toscos e poderiam ser considerados lixo deixado para trás pela equipe de coleta.
Na verdade estas gambiarras são extremamente úteis.

As ruas de Paris são varridas com ágra corrente. Em um ponto da sarjeta existe uma saída de água que carrega os resíduos existentes na sargeta até outro ponto com uma boca de lobo que se encarrega de destina-los aos famosos esgotos de Paris.
Os rolos de tapete não são desviadores de água colocados estrategicamente para derivação da água para cada lado do bico de descarga a partir do qual a água está jorrando.
Simples, conservador, tosco mas altamente eficiente... (como as “taubinhas” usadas pelos garis de coleta no Rio de janeiro para fazer acabamento do serviço no lugar de vassouras e pás) 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Soldo, Rancho e Licença

Abordando novamente a estrutura organizacional piramidal de uma empresa com uma grande base executora, um nível médio como supervisão e um topo exercendo comando, o que seria importante para manter este modelo minimamente harmônico?

A base executora aparentemente fica satisfeita com três coisas que devem estar presentes no seu dia a dia de uma forma equilibrada: 


  1. Remuneração, alimentação e descanso. Remuneração representada principalmente pelo salário, mas também pela certeza da carreira, alguma estabilidade, benefícios garantidos, coisas afins. 
  2. Alimentação através de auxílios a refeição, café da manhã, período de almoço, coisas deste tipo alimentando o corpo e conforto de instalações, bons uniformes e equipamentos ergonômicos alimentando a alma. 
  3. Descanso representado principalmente pelas folgas, férias, períodos de treinamento fora da rotina.


O equilíbrio entre remuneração, alimentação e descanso mantém a base executora minimamente capaz de executar o trabalho, mas somente disciplina e liderança, originárias no nível médio da pirâmide transforma capacidade em mobilização.

O Supervisor encarregado é aquele que faz fazer. É necessário equipa-lo com ferramentas disciplinares: procedimentos, protocolos, regimentos, regulamentos e capacita-lo a efetivamente exercer liderança sobre o conjunto de trabalhadores.

O topo da pirâmide? Este deseja o reconhecimento pelo comando aceitando de bom grado rituais e símbolos que o identifiquem como aquele que está no topo da pirâmide. Pompa e circunstância... Mantendo-se sempre a liturgia do cargo.

Pirâmide Organizacional

Por mais que se tentem abordagens orgânicas holísticas a estrutura organizacional formal de uma empresa não foge do esquema pirâmide com uma grande base executora, um meio termo de supervisão e um topo exercendo comando.

Por quê?

Acontece que todos podem ser soldados, basta disposição, conhecer o uso de seu equipamento e alguns procedimentos que regem a dinâmica do fogo e movimento em combate. Cuidam da sua própria sorte. Desta multidão surgem aqueles soldados que têm aptidão para conduzir alguns outros soldados mantendo-os unidos e garantindo o correto uso dos equipamentos e dos procedimentos de movimentação, são os sargentos. Surgem então em menor número aqueles que conhecem o uso coletivo dos equipamentos e mantém o foco em determinados objetivos alcançados por movimentações táticas, são os oficiais. Finalmente destacam-se aqueles poucos que realmente tem alguma noção do que está acontecendo, conseguem avaliar o desempenho das tropas e decidir sobre seu futuro, muitas vezes longe das trincheiras debruçados em mapas e relatórios, são os estrategistas, os generais.

Da mesma forma que em um exército, em uma empresa existem aqueles trabalhadores e seus supervisores encarregados na base da pirâmide, seguido dos gerentes responsáveis pelas táticas operacionais e no topo os diretores montando estratégias empresariais.

Soldados, sargentos, oficiais e generais... Nenhum deles ganha a guerra sozinho é o conjunto de suas aptidões e conhecimentos específicos que vencem as batalhas. Algo está muito errado quando um soldado usa um mapa ou quando um general avança com fuzil armado.


domingo, 11 de março de 2012

A soma de todas as esperanças...


Jota Azevedo - Lixo no Chão Não

Um interessante exemplo de reaproveitamento de material usar antigos monitores de computadores como latas de lixo. Sem muitas preocupações operacionais pode ser usado em vilas ou comunidades para receber a sacolinha de lixo evitando acesso de animais, e, por sua aparência lúdica, em escolas como parte de algum projeto político pedagógico ambiental.

sábado, 10 de março de 2012

Meritocracia Platônica!



Uma Organização deve ser um ambiente que estimule a participação ativa na busca de melhorias envolvendo todos em torno de objetivos e metas corporativas. No entanto, é um terrível engano considera-las um ambiente democrático onde todos são iguais e as decisões devem ser baseadas na maioria ou no senso comum.

Tentamos ingenuamente trazer para o meio profissional uma ética familiar e social. Somos iguais perante a lei na sociedade, mas temos distinções de cargos e salários nas organizações, Somos amados incondicionalmente em nossa família, mas não podemos, não devemos, esperar o mesmo tratamento dentro dos escritórios.

Reconhecendo que apesar da necessidade de fomentar um bom ambiente de trabalho as organizações não devem ser democráticas, qual o modelo de governança seria mais propício?

Recorrendo à República de Platão temos seis formas de organização política (empresarial no nosso caso). Três formas boas: monarquia, aristocracia e democracia (seu lado altruísta) e três formas más: democracia (seu lado populista), oligarquia e tirania.  Ficando com as formas boas, mas descartando a democracia resta analisar a monarquia e a aristocracia.

Uma empresa monárquica é aquela empresa familiar que basta ser filho do dono para ser sucessor, sobrinho, neto, genro e até cunhado para ser diretor, coordenador ou gerente. A condução dos negócios reflete a capacidade de gestão da família empresarial.  Existem reinos fortes que sobrevivem por dinastias e fracos que acabam virando repúblicas abrindo seu capital na bolsa de valores.

Concluímos que uma organização deva se organizar de forma aristocrática!

Neste ponto temos que nos despir de todos os preconceitos do termo aristocrático voltando para sua base grega αριστοκρατία, de άριστος (aristos), melhores; e κράτος (kratos), poder, literalmente poder dos melhores.  Não é obvio? Para uma empresa ser forte deve ser conduzida pelos melhores!

E o que define quem é melhor? Certamente não é amizade ou família, não são afinidades ou tempo sentado no escritório. O que define que uma pessoa é melhor que outra dentro da empresa é o seu mérito profissional traduzido em desempenho no exercício de suas responsabilidades, capacidade de aprendizado e influência na melhoria dos processos.

A aristocracia no meio empresarial se chama meritocracia e é a única forma de organização capaz de gerar resultados positivos em longo prazo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Um poliguindaste duplo com carregamento lateral!


Esse vem da India!
Tanto a caixa quanto o equipamento acabaram de ser pintados. Será que é um protótipo? Cada caixa possui uma lança própria para içá-la e, para o caminhão não capotar, uma base ao solo é muito necessária. A caixa tem abertura no seu lado esquerdo provavelmente para seu esvaziamento no destino final pois seu carregamento certamente é pela tampa (pesada!) superior.
É uma coisa diferente, talvez destinado para lixo industrial. Em uma comunidade com muita boa vontade poderia ser útil em locais sem área de manobra do poliguindaste com carregamento convencional traseiro.


Uma caixa semelhante em uso em Mangalore na India.