Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Caçambas de entulho irritam pedestres e motoristas no Rio

Entrevista Jornal do Brasil

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/10/28/e281018624.asp

O assessor-chefe da Diretoria de Serviços Sul da Comlurb, Gustavo Puppi, explicou como é feita a fiscalização.
– Os agentes percorrem as ruas, fiscalizando. Ao notarem alguma irregularidade, notificam a empresa. Se o problema não for solucionado ou a caçamba removida, a Comlurb pode, inclusive, confiscar a própria caçamba.
O grande número de caçambas espalhadas pelo Rio de Janeiro se deve à quantidade ainda maior de resíduos sólidos inertes, o popular entulho. De acordo com Gustavo, esse material tem destino certo.
– A Comlurb tem uma área para recebimento desse material, fica no ponto zero da estrada Rio Petrópolis.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estação de Transferência em Belo Horizonte










Durante visita técnica em Belo Horizonte para coletar informações sobre Trabalhador Comunitário visitamos uma estação de transferência em vias de ser inaugurada aguardando somente a contratação dos empregados para opera-la.

Em sua operação os compactadores trabalham na parte superior vazando no pátio coberto quando não há carreta disponível, ou na calha para cair direto na carreta. As carretas entram em fila na parte inferior da estação recebendo os resíduos do caminhão ou jogados com pá mecânica.
A parte suja a direita mostra a unica vez que a estação foi utilizada como teste.

Viatura "Satélite" em Coleta Domiciliar



Encontrado em Lucca um basculante tipo "satélite" que utiliza um dispositivo para bascular containers de 120 litros de coleta domiciliar. Operado somente pelo motorista aparentemente executava a coleta domiciliar em vias estreitas dentro dos muros medievais para transportar o lixo para uma viatura de maior porte em outro local.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Campanha incentiva redução de uso de sacos plásticos em todo o país

Entrevista RJTV

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1342410-9097,00.html

... neste dia sem sacolas, o RJ trouxe dois entrevistados: o biólogo Gustavo Borges, especialista em educação ambiental, e o engenheiro da Comlurb Gustavo Puppi.
O engenheiro da Comlurb, Gustavo Puppi, falou que há uma média nacional de 66 sacolas plásticas utilizadas por mês por habitante e da importância de se fazer coleta seletiva, porque, muitas vezes, os sacos plásticos não são descartados adequadamente, e acaba indo para em rios e mares.
Ele falou ainda que a coleta seletiva não reduz a quantidade de sacos plásticos, por isso é necessário se mudar a cultura de utilização do saco plástico.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dispositivo Antifurto de Containers

Em uma viagem de passeio para a ilha de Curaçao encontrei um dispositivo que fixava o container em um determinado ponto do logradouro. O Gari da coleta utilizava uma chave triangular, removia os resíduos no caminhão e trazia de volta o container.
Muito interessante para evitar principalmente o furto, mas também a mudança de local do container feita muitas vezes por alguém que não tem a ver com o sistema de limpeza urbana.
Trouxe a idéia para a Comlurb e algum tempo depois foram criados os "dispositivos antifurto de containers" descrito da seguinte forma:
O projeto do dispositivo antifurto consiste prender no chão uma estrutura tubular de aço galvanizado com sistema de garras onde o conjunto de containeres é fixado com trava semelhante as das papeleiras.

Confeccionado nas versões de dois, três e quatro containeres, visa reduzir o risco de furto ou uso indevido em áreas de acessos a comunidades, centros comerciais, praças ou outros logradouros que necessitem de um ponto fixo de containeres.
















quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Entulho e bens inservíveis no Compactador

Devemos considerar um desperdício operacional os compactadores de coleta domiciliar deixar de coletar lixo público existente no roteiro.


O Encarregado de roteiro  deve ser orientado exaustivamente nos itens abaixo para perceber as oportunidades de remoção de lixo público junto com o lixo domiciliar.


1. As atuais especificações técnicas dos compactadores locados pela COMLURB permitem que se transporte junto com o lixo domiciliar alguma quantidade de lixo público.

2. Para cada ciclo de compactação, desde que feita uma cobertura do fundo da bacia com lixo orgânico, a próxima camada poderá conter o volume de até um conteiner de entulho. Em cada ciclo de compactação esse volume nunca deve ser ultrapassado.

3. Os coletores compactadores de lixo podem transportar até 20% do volume da caixa de carga, de lixo não compactável desde que não esteja concentrado, ou seja, deve ser mesclado com o lixo domiciliar ou de varrição.

4. O lixo compactável pode ser especificado como o orgânico, capina, galhada/poda fina e folhas. Os bens inservíveis devem ser classificados como não compactáveis, incluídos nos 20%.

5. Portanto, alguns saquinhos de entulho, misturados com lixo domiciliar, não causam problemas para os equipamentos. O que não devemos fazer é bascular caixas multiuso ou caçambas de mini pá com entulho diretamente nos compactadores.

6. O Encarregado do roteiro deve ser capaz de decidir o que é compactável e o que não é compactável no equipamento sob sua responsabilidade. Deve transportar tudo que é compactável e anotar o que não é compactável como "não conformidade" para ser incluída na Ordem de Serviço dos basculantes