Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2009

250109


Após dez anos como gerente em Irajá aceitei o convite para ser Assessor Chefe da Diretoria de Serviços Sul da Comlurb. Depois de tantos anos na mesma função certamente estaria no principio de um inevitável declínio remoendo as mesmas idéias com outros nomes.

Ser gerente é como ser um capitão, está com a tropa; conversa com os trabalhadores. Ser um Diretor, acredito, é como ser um oficial general, decide pela tropa, estabelece estratégias. No meio dos dois, distante tanto do convívio da tropa quanto das decisões estratégicas, está o coronel, o Assessor.

Gastei algum tempo e energia para tentar entender a nova função. Acostumado a ter o monopólio da autoridade, agora em uma posição intermediária, como preposto da autoridade do Diretor, estou em um ambiente totalmente novo.

Praticamente um novo emprego! Um verdadeiro calouro, novato! Com aquela sensação que não sabemos o que está acontecendo, desconhecemos o andar das coisas, quais as prioridades e rotinas. Exatamente o que eu sempre quis evitar.

No entanto, é uma excelente posição para aprender como decidir em um nível acima do que estou calejado. Estar distante da tropa e não ter a pressão da decisão sobre a estratégia é a oportunidade de observar e analisar. Utilizar a empatia para avaliar o que faria se estivesse como Diretor e o que eu não faria se voltasse a ser gerente. É uma boa posição para futuramente ser um melhor diretor do que eu seria hoje e, também futuramente ser um gerente mais ponderado.

Vou utilizar este blog para registrar minhas observações e comentários